Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 12 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA (11.41.02)
Curso: MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA/PPGECN - ROLIM DE MOURA
Código: MED00026
Nome: Fundamentos e Modelos Teóricos-Metodológicos de Ensino e de Aprendizagem
Carga Horária Teórica: 40 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 40 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Estudo das diferentes teorias sobre os processos de ensino e de aprendizagem, com particular interesse sobre as áreas de Ciências da Natureza. Fundamentos epistemológicos e gnosiológicos vinculados a tais teorias, considerando também sua influência sobre o histórico das pesquisas em ensino de Ciências da Natureza, do estudo das concepções alternativas às teorias de mudança e evolução conceitual
Referências: BRUNER, J.S. A Cultura da Educação. Porto Alegre: Artmed, 2001. COLL, C; PALACIOS, J; MARCHESI, A. Desenvolvimento Psicológico e Educação. v. 2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. COSTA, R. M. Teorias Pedagógicas Fundamentos dos processos de ensinoaprendizagem. – Material de Estudo, 2008. DANHONI NEVES, M. C; et al. De experimentos, paradigmas e diversidade no ensino de física: construindo alternativas. Maringá: Massoni, 2005. DANHONI NEVES, M.C. Lições da Escuridão ou Revisitando velhos fantasmas do fazer e do ensinar ciências. Campinas: Mercado-de-Letras, 2002. _______________. O que é isto, a ciência? Um enfoque fenomenológico. Maringá: EDUEM, 2005. KEEVES, J. P. Educational research, methodolgy and measurement. An international handbook. Oxford: Pergamon Press, 1997. MARTINS, J.; DICHTCHEKENIAN, M. F. Temas fundamentais de Fenomenologia. São Paulo: Moraes, 1984 MOREIRA, M. A. (org.). A teoria dos campos conceituais, o ensino de Ciências e a Investigação nesta área. Porto Alegre: Instituto de Física da UFRGS, 2004. MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. ________________. Texto de Apoio ao Programa Internacional de Doutorado em Ensino de Ciências da Universidade de Burgos Burgos: PIDEC, 2007. MOREIRA, M.A.; ROSA, P.R.S. Uma introdução à pesquisa quantitativa em Ensino Porto Alegre: EdiPucRS, 2008. PIAGET, J. Seis estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

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