Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 15 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: MESTRADO EM PSICOLOGIA (11.31.01.10)
Código: PPGMAPS00020
Nome: SEMINÁRIO DE PESQUISA
Carga Horária Teórica: 20 h.
Carga Horária Prática: 40 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Fundamentos teórico-metodológicos da elaboração de projetos de dissertação. Discussão teórico-metodológica da elaboração de projetos de dissertação a partir dos pré-projetos dos mestrandos.
Referências: BÁSICA: 1. ALVES-MAZZOTTI, A. J. O método nas ciências sociais. In: ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: Pesquisa quantitativa e qualitativa. 2 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 1999. 2. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. 3. BREAKWELL, G. M. et al. Métodos de pesquisa em psicologia 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 4. CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto, 3 ed. Porto Alegre: rtmed, 2010. 5. DELGADO, J. M.; GUTIÉRREZ, J. (Coord.). Métodos y técnicas cualitativas de investigación em ciências sociales, 3 ed. Madrid: Editorial Síntesis, 1999. 6. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. BIBLIOTECA PROF. PAULO DE CARVALHO MATTOS - FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS. Tipos de revisão de literatura. Disponível em:https://www.fca.unesp.br/Home/Biblioteca/tipos-de-evisao-de-literatura.pdf. Acesso em: 24 jun. 2019. COMPLEMENTAR: 1. ECO, U. Como se faz uma tese em Ciências Humanas, 13 ed. Lisboa: Editorial Presença, 2007. 2. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – FaE/UFMG. Orientações para a elaboração de projetos de dissertação de mestrado ou tese de doutorado. Disponível em: http://www.posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/posgradfae/wp-content/uploads/Orientacoes-para-Elabora%C3%A7ao-de-Projeto-de-Pesquisa.pdf. Acesso em: 24 jun. 2019. 3. ECHER, I. C. A revisão de literatura na construção do trabalho científico. R. gaúcha Enferm., Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 5-20, jul. 2001. METODOLOGIA O Seminário de Pesquisa caracteriza-se como um espaço para que os estudantes elaborem e/ou revisem os projetos de pesquisa e, neste sentido, dependerá do apoio dos orientadores aos seus mestrandos para que possa ser executado com êxito. Os primeiros encontros oportunizarão a análise de teses e dissertações e fornecerão informações teórico-metodológicas sobre o planejamento de pesquisas científicas em psicologia (dando ênfase às produções sobre a região amazônica). Em seguida serão desenvolvidas atividades de apresentação e discussão das etapas de elaboração do projeto em três momentos distintos de acordo com cronograma da disciplina: 1º - Problemática específica e objeto de investigação (título, contextualização, problema, questões centrais, hipótese, justificativa, objetivos, autores de referência); 2º -Procedimentos teórico-metodológicos e o esboço inicial do projeto de pesquisa (concepção teórico-metodológica, procedimentos de coleta e análise dos dados); 3º - Socialização e discussão do projeto de pesquisa com professores orientadores e/ou convidados.

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