Referências: |
BÁSICA:
1. ALVES-MAZZOTTI, A. J. O método nas ciências sociais. In: ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: Pesquisa quantitativa e qualitativa. 2 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 1999.
2. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
3. BREAKWELL, G. M. et al. Métodos de pesquisa em psicologia 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
4. CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto, 3 ed. Porto Alegre: rtmed, 2010.
5. DELGADO, J. M.; GUTIÉRREZ, J. (Coord.). Métodos y técnicas cualitativas de investigación em ciências sociales, 3 ed. Madrid: Editorial Síntesis, 1999.
6. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. BIBLIOTECA PROF. PAULO DE CARVALHO MATTOS - FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS. Tipos de revisão de literatura. Disponível em:https://www.fca.unesp.br/Home/Biblioteca/tipos-de-evisao-de-literatura.pdf. Acesso em: 24 jun. 2019.
COMPLEMENTAR:
1. ECO, U. Como se faz uma tese em Ciências Humanas, 13 ed. Lisboa: Editorial Presença, 2007.
2. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FaE/UFMG. Orientações para a elaboração de projetos de dissertação de mestrado ou tese de doutorado. Disponível em: http://www.posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/posgradfae/wp-content/uploads/Orientacoes-para-Elabora%C3%A7ao-de-Projeto-de-Pesquisa.pdf. Acesso em: 24 jun. 2019.
3. ECHER, I. C. A revisão de literatura na construção do trabalho científico. R. gaúcha Enferm., Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 5-20, jul. 2001.
METODOLOGIA
O Seminário de Pesquisa caracteriza-se como um espaço para que os estudantes elaborem e/ou revisem os projetos de pesquisa e, neste sentido, dependerá do apoio dos orientadores aos seus mestrandos para que possa ser executado com êxito.
Os primeiros encontros oportunizarão a análise de teses e dissertações e fornecerão informações teórico-metodológicas sobre o planejamento de pesquisas científicas em psicologia (dando ênfase às produções sobre a região amazônica).
Em seguida serão desenvolvidas atividades de apresentação e discussão das etapas de elaboração do projeto em três momentos distintos de acordo com cronograma da disciplina:
1º - Problemática específica e objeto de investigação (título, contextualização, problema, questões centrais, hipótese, justificativa, objetivos, autores de referência);
2º -Procedimentos teórico-metodológicos e o esboço inicial do projeto de pesquisa (concepção teórico-metodológica, procedimentos de coleta e análise dos dados);
3º - Socialização e discussão do projeto de pesquisa com professores orientadores e/ou convidados.
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