Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 10 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: MESTRADO EM PSICOLOGIA (11.31.01.10)
Código: PPGMAPS00022
Nome: TEORIAS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Processo histórico da relação entre Psicologia e Educação. Queixa escolar. Formação do professor. Psicologia e políticas educacionais. Psicologia e a educação inclusiva. Pesquisas atuais.
Referências: BIBLIOGRAFIA BÁSICA ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. A Psicologia no Brasil: leitura histórica sobre sua constituição. 5ª. ed. São Paulo, SP: EDUC, 2014. BEATÓN, Guillermo Arias. La educación como medio de resistencia y lucha de los pueblos por la justicia social. Cadernos de Pesquisa em Educação, v. 19, n. 46, p. 107-126, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ufes.br/educacao/article/view/19393/13035. Acesso em: 01 jul. 2019. CALDAS, Roseli Fernandes Lins; SOUZA, Marilene Proença de. Recuperação escolar: uma análise crítica a partir da psicologia escolar. Psicologia Escolar e Educacional, SP, v. 18, v. 1, p. 17-25, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v18n1/v18n1a02.pdf. Acesso em: 01 jul. 2019. CAMPOS, Herculano Ricardo; SOUZA, Marilene Proença Rebello de; FACCI, Marilda Gonçalves Dias (Org.). Psicologia e políticas educacionais. Natal, RN:EDUFRN, 2016. CONSONI, Juliana Barbosa; MELLO, Roseli Rodrigues de. Psicologia e educação no ensino e aprendizagem escolar. Cadernos de Pesquisa, SP, v. 44, n. 154, p. 1070-1092, 2014. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/2967/pdf_22 Acesso em 19.jul.2018. FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigostkiana. 2003. 218 f. Tese (Doutorado). Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, 2003. LABADESSA, Vanessa Milani; LIMA, Vanessa Aparecida Alves de. Queixa escolar: repercussões na escola a partir do atendimento psicológico. Psicologia Escolar e Educacional, SP, v. 21, n. 3, p. 369-377, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v21n3/2175-3539-pee-21-03-369.pdf. Acesso em: 12 jul. 2019. LEMOS, Flávia Cristina Silveira et al. Problematizações acerca da atuação do UNICEF no Brasil. Psicologia em Revista, MG, v. 24, n. 3, p. 761-777, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n3p761-777. Acesso em: 01 jul. 2019. NEGREIROS, Fauston; ZIBETTI, Marli Lúcia Tonatto; BARROCO, Sonia Mari Shima (Org.). Pesquisas em psicologia e políticas educacionais: desafios para enfrentamento à exclusão. Curitiba, PR: CRV; Teresina, PI: EDUFPI, 2018. MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão (Org.). Pedagogia Histórico-Crítica: 30 anos. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. MORIÑA, Anabel; CARBALLO, Rafael. Profesorado universitario y educación inclusiva: respondiendo a sus necesidades de formación. Psicologia Escolar e Educacional, SP, Número Especial, p. 87-95, 2018. . Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v22nspe/2175-3539-pee-22-spe-87.pdf. Acesso em: 11 jul. 2019. PAIS, Sofia Castanheira; MENEZES, Isabel; NUNES, João Arriscado. Saúde e escola: reflexões em torno da medicalização da educação. Cadernos de Saúde Pública, v. 39, n.9, p. 01-10, 2016. Disponível em: /www.scielosp.org/pdf/csp/2016.v32n9/e00166215/pt. Acesso em: 01 jul. 2019. PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e de rebeldia. São Paulo, SP: T.A. Queiroz, Primeira Parte, 1996. SOUZA, Beatriz de Paula. Puxando o tapete da medicalização do ensino: uma outra educação é possível. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, v. 25, n. 1, p. 299-316, 2014. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2733/2533. Acesso em: 01 jul. 2019. TADA, Iracema Neno Cecilio; LIMA, Vanessa Aparecida Alves de; MELO, Tânia Gonçalves; CORREIO, Dagmara Yuki Vieira Tomotani. Conhecendo o Processo de Inclusão Escolar em Porto Velho – RO. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 28, n. 1, p. 29-34, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ptp/v28n1/08.pdf. Acesso em: 15 dez. 2013. ZIBETTI, Marli Lúcia Tonatto; PANSINI, Flávia; SOUZA, Flora Lima Farias de. Reforço escolar: espaço de superação ou manutenção das dificuldades escolares? Psicologia Escolar e Educacional, SP, v. 16, n. 2, p. 237-246, 2012. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BEATÓN, Guillermo Arias. Educación que produce y arrastra la formación y el desarrollo moral de la personalidad. Interfaces da Educação. Paranaíba, v. 6, p. 9-28, 2016. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/download/1079/934. Acesso em: 01 jul. 2019. COLLARES, Lima Cecília.; MOYSÉS, Maria Aparecida. Affonso; RIBEIRO, Mônica França (Org.). Novas capturas, antigos diagnósticos na Era dos Transtornos: memórias do II Simpósio Internacional Educação Medicalizada: Dislexia, TDAH e outros supostos transtornos. Campinas, SP.: Mercado de Letras, 2013. MEIRA, Marisa Eugênia Melillo.; ANTUNES, Mitsuko Antunes Makino (Org.). Psicologia escolar: teorias críticas. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo, 2003. SILVA, Divino José da; LIBÓRIO, Renata Maria Coimbra (Org.). Valores, preconceito e práticas educativas. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo, 2005.

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