Ementa/Descrição: |
Curso: LETRAS LIBRAS - Carga Horária: 40 horas - Créditos: 02
Nome da disciplina: CURRICULOS E PROGRAMAS
Código: Pré-requisitos: NÃO
Objetivos: Compreender a dimensão ideológica dos currículos e programas no contexto da educação escolar.
Ementa: Currículo: tendências e filosofia; O currículo oficial no Brasil; as identidades culturais dos currículos; Fundamentos e diretrizes que norteiam a organização de currículos, programas e projetos pedagógicos na educação de surdos e língua de sinais.
Bibliografia Básica:
1. SILVA, Tomas Tadeu da. Uma introdução as teorias do currículo 3° edição Autêntica Belo Horizonte, 2010.
2. STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. 2. ed. rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2009.
3. VASCONCELLOS, Celso dos S. Currículo: a atividade humana como princípio educativo São Paulo: Libertad, 2009.
Bibliografia Complementar:
1. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade; Rio de Janeiro: DP&Alli, 2006.
2. MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria (org.). Multiculturalismo: diferenças e práticas pedagógicas; Petrópolis/RJ: Vozes, 2008.
3. CORAZZA, Sandra Mara. O que quer um currículo?: pesquisas pós-críticas em educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
4. GALLO, Silvio. Currículo: entre disciplinaridades, interdisciplinaridades
e outras ideias! Currículo: conhecimento e cultura. Salto para o futuro. Ano XIX Nº 1 Abril/2009. Disponível em: http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/171510Curriculo.pdf.
|