Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 12 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA (11.41.02)
Código: PPGECN00057
Nome: INFÂNCIAS, CRIANÇAS E NATUREZA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: A relação entre infâncias, Crianças e Natureza no âmbito do contexto histórico. As infâncias, suas culturas, linguagens e processos de constituição, recortados pelas práticas que conectam as crianças com a natureza. Modos de se fazer pesquisas com as crianças, com foco nos processos de escutas sensíveis, registros de narrativas infantis e processos imagéticos.
Referências: BIBLIOGRAFIA BÁSICA: AGAMBEN, Giorgio. Infância e História: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2005a. CORSARO, William A. Sociologia da Infância. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2011. E-book. ISBN 9788536325422. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536325422/. Acesso em: 14 dez. 2022. EDWARDS, Carolyn; FORMAN, George; GANDINI, Lella. As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. v.2. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2015. E-book. ISBN 9788584290659. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788584290659/. Acesso em: 14 dez. 2022. FERNANDES, Natália; SARMENTO, Manuel Jacinto; TOMÁS, Catarina Almeida. Investigação da infância e crianças como investigadoras: metodologias participativas dos mundos sociais das crianças. 2005. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/36752/1/Investigação%20da%20infância.pdf OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia; FORMOSINHO, João. Pedagogia-em-Participação: a perspectiva educativa da Associação Criança. Porto: Porto Editora, 2013. Disponível em: https://www.centro-olivais.com/wp-content/uploads/2019/03/Brochura-Pedagogia-em-Participação.pdf KOHAN, Walter. Devir-criança da filosofia - Infância da educação. [Digite o Local da Editora]: Grupo Autêntica, 2010. E-book. ISBN 9788582178461. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582178461/. Acesso em: 14 dez. 2022. PIORSKY, Gandhy. Brinquedos do cha&#771;o: a natureza, o imagina&#769;rio e o brincar. Sa&#771;o Paulo: Peiro&#769;polis, 2016. SARMENTO, Manuel Jacinto. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação, v. 12, n. 21, p. 51-69, 2003. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/79715/1/As%20crianças%20e%20a%20infância%20-%20definindo%20conceitos%2c%20delimitando%20o%20campo.PDF BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BARROS, Manoel. Memórias Inventadas: as infâncias de Manoel de Barros. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2010. ______Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2013. BARROS, Maria Isabel Amando de. Desemparedamento da infância: a escola como lugar de encontro com a natureza. 2018. Disponível em: https://criancaenatureza.org.br/wp-content/uploads/2018/08/Desemparedamento_infancia.pdf BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984a. CHILDREN, Reggio; EMILIA, Escolas e Creches da Infância de R. As cem linguagens em mini-histórias: contadas por professores e crianças de Reggio Emilia. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2021. E-book. ISBN 9786581334178. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786581334178/. Acesso em: 14 dez. 2022. FERNANDES, Natália; MARCHI, Rita de Cássia. A participação das crianças nas pesquisas: nuances a partir da etnografia e na investigação participativa. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , v. 25, e250024, 2020 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100600&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 17 Maio 2021. Epub June 05, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782020250024. OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko M.; PINAZZA, Mônica A. Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2007. E-book. ISBN 9788536312156. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536312156/. Acesso em: 14 dez. 2022. TIRIBA, Le&#769;a. Crianc&#807;as da Natureza. Ministe&#769;rio da Educac&#807;a&#771;o e do Desporto. Coordenadoria de Educac&#807;a&#771;o Infantil. Brasi&#769;lia: MEC/SEF, 2010. Disponi&#769;vel em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6679- criancasdanatureza&Itemid=30192 TIRIBA, Le&#769;a. Crianc&#807;as, natureza e educac&#807;a&#771;o infantil. Rio de Janeiro: PUC-Rio, Departamento de Educac&#807;a&#771;o, 2005. 249 f. Tese (doutorado) – Pontifi&#769;cia Universidade Cato&#769;lica do Rio de Janeiro, Departamento de Educac&#807;a&#771;o. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/7704/7704_1.PDF

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (69) 2182-2176 | Copyright © 2006-2025 - UNIR - SigBoss1.unir.br.SigBoss1 v4.16.3