Referências: |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
AGAMBEN, Giorgio. Infância e História: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2005a.
CORSARO, William A. Sociologia da Infância. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2011. E-book. ISBN 9788536325422. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536325422/. Acesso em: 14 dez. 2022.
EDWARDS, Carolyn; FORMAN, George; GANDINI, Lella. As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. v.2. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2015. E-book. ISBN 9788584290659. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788584290659/. Acesso em: 14 dez. 2022.
FERNANDES, Natália; SARMENTO, Manuel Jacinto; TOMÁS, Catarina Almeida. Investigação da infância e crianças como investigadoras: metodologias participativas dos mundos sociais das crianças. 2005. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/36752/1/Investigação%20da%20infância.pdf
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia; FORMOSINHO, João. Pedagogia-em-Participação: a perspectiva educativa da Associação Criança. Porto: Porto Editora, 2013. Disponível em: https://www.centro-olivais.com/wp-content/uploads/2019/03/Brochura-Pedagogia-em-Participação.pdf
KOHAN, Walter. Devir-criança da filosofia - Infância da educação. [Digite o Local da Editora]: Grupo Autêntica, 2010. E-book. ISBN 9788582178461. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582178461/. Acesso em: 14 dez. 2022.
PIORSKY, Gandhy. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo: Peirópolis, 2016.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação, v. 12, n. 21, p. 51-69, 2003. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/79715/1/As%20crianças%20e%20a%20infância%20-%20definindo%20conceitos%2c%20delimitando%20o%20campo.PDF
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BARROS, Manoel. Memórias Inventadas: as infâncias de Manoel de Barros. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2010.
______Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2013.
BARROS, Maria Isabel Amando de. Desemparedamento da infância: a escola como lugar de encontro com a natureza. 2018. Disponível em: https://criancaenatureza.org.br/wp-content/uploads/2018/08/Desemparedamento_infancia.pdf
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984a.
CHILDREN, Reggio; EMILIA, Escolas e Creches da Infância de R. As cem linguagens em mini-histórias: contadas por professores e crianças de Reggio Emilia. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2021. E-book. ISBN 9786581334178. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786581334178/. Acesso em: 14 dez. 2022.
FERNANDES, Natália; MARCHI, Rita de Cássia. A participação das crianças nas pesquisas: nuances a partir da etnografia e na investigação participativa. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , v. 25, e250024, 2020 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100600&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 17 Maio 2021. Epub June 05, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782020250024.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko M.; PINAZZA, Mônica A. Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2007. E-book. ISBN 9788536312156. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536312156/. Acesso em: 14 dez. 2022.
TIRIBA, Léa. Crianças da Natureza. Ministério da Educação e do Desporto. Coordenadoria de Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6679- criancasdanatureza&Itemid=30192
TIRIBA, Léa. Crianças, natureza e educação infantil. Rio de Janeiro: PUC-Rio, Departamento de Educação, 2005. 249 f. Tese (doutorado) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/7704/7704_1.PDF |