Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 12 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO ESCOLAR (11.33.01.21)
Código: PPGEEPROFMD021
Nome: NARRATIVAS INFANTIS E LINGUAGENS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Carga Horária Teórica: 40 h.
Carga Horária Prática: 20 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 25
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Infâncias, crianças e culturas infantis. As crianças e suas linguagens: as artes, o brincar, a conexão criança e natureza. A organização e a estética dos espaços na Educação Infantil. Os contextos investigativos e a documentação das narrativas infantis em mini-histórias protagonizadas pelas crianças. Modos de se fazer pesquisas com as crianças, com foco nos processos de escutas sensíveis, registros de narrativas infantis e processos imagéticos a partir da perspectiva da Sociologia da Infância. A escuta sensível dos professores e professoras de crianças a partir dos pressupostos da abordagem de educação Reggio Emília.
Referências: CORSARO, William A. Sociologia da Infância. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2011. E-book. ISBN 9788536325422. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536325422/. Acesso em: 14 dez. 2022. COHN, Clarice. Antropologia da criança (PAP - Ciências sociais) . Zahar. Edição do Kindle, 2005. EDWARDS, Carolyn; FORMAN, George; GANDINI, Lella. As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. v.2. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2015. E-book. ISBN 9788584290659. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788584290659/. Acesso em: 14 dez. 2022. FERNANDES, Natália; SARMENTO, Manuel Jacinto; TOMÁS, Catarina Almeida. Investigação da infância e crianças como investigadoras: metodologias participativas dos mundos sociais das crianças. 2005. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/36752/1/Investigação%20da%20infância.pdf FERNANDES, Natália; MARCHI, Rita de Cássia. 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