Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 14 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: ATIVIDADE
Tipo de Atividade: ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Forma de Participação: ATIVIDADE COLETIVA
Unidade Responsável: MESTRADO EM PSICOLOGIA (11.31.01.10)
Curso: MESTRADO ACADÊMICO EM PSICOLOGIA/PPGMAPSI - PORTO VELHO
Código: PPGMAPS00017
Nome: DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Orientação: 0 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 45 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Aceita Criar Turma: Sim
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Não
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Abordar o tema Docência no Ensino Superior requer uma reflexão histórica e conceitual acerca da Educação superior no Brasil, para se pensar a sua reinvenção na sociedade contemporânea e daí, partir para o estudo da docência no ensino superior enfocando os elementos constituintes do discurso educacional e seus elementos derivados como: o trabalho e os saberes docente; os processos de ensino e de aprendizagem perpassados pelo planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino; avaliação do processo ensino e aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos; metodologias didáticas na docência no ensino superior e a relação pedagógica na aula universitária e mediação docente.
Referências: ABRANTES, Antônio Angelo; MARTINS, Lígia Márcia. Relações entre conteúdos de ensino e processos de pensamento. Disponível em: http://www2.fc.unesp.br/revistaeducacao/ arquivos/processospensamento.pdf. FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. In: Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul./set. 2015. GOMES, Válter; TAYLOR, Maria de Lourdes Machado; SARAIVA, Ernani Viana. Ensino superior no Brasil: breve histórico e caracterização In: Ci. & Tróp. Recife, v. 42, n. 1, p. 106-129, 2018. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2006. SANTOS FILHO, José Camilo Dos. Avaliação Da Educação Superior No Brasil: Breve Histórico, Desafios e Perspectivas In: Tendências Pedagógicas, n. 31, 2018 p. 253-273. Disponível em: file:///C:/Users/USER/Desktop/Dialnet-AvaliacaoDaEducacaoSuperiorNoBrasil-6383458.pdf. GARCIA, Joe. Avaliação e aprendizagem na educação superior. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 20, n. 43, maio/ago. 2009. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/ eae/arquivos/1489/1489.pdf. LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés. Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental. Uberlândia, MG: EDUFU, 2017. ÓSCAR C. de Sousa. Aprender e ensinar: significados e mediações. In. TEODORO, Antonio; VASCONCELOS, Lucia Maria (Org.). Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. São Paulo: Cortez, 2003. P.35-60. SCARTEZINI, Raquel Antunes. Formação de professores do ensino superior e identidade profissional docente. 38ª Reunião Nacional da ANPEd – 01 a 05 de outubro de 2017 – UFMA – São Luís/MA. TARDIF, Maurice. O saber dos professores em seu trabalho. In: ______. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 29-224.

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