| Referências: |
ABRANTES, Antônio Angelo; MARTINS, Lígia Márcia. Relações entre conteúdos de ensino e processos de pensamento. Disponível em: http://www2.fc.unesp.br/revistaeducacao/ arquivos/processospensamento.pdf.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. In: Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul./set. 2015.
GOMES, Válter; TAYLOR, Maria de Lourdes Machado; SARAIVA, Ernani Viana. Ensino superior no Brasil: breve histórico e caracterização In: Ci. & Tróp. Recife, v. 42, n. 1, p. 106-129, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
SANTOS FILHO, José Camilo Dos. Avaliação Da Educação Superior No Brasil: Breve Histórico, Desafios e Perspectivas In: Tendências Pedagógicas, n. 31, 2018 p. 253-273. Disponível em: file:///C:/Users/USER/Desktop/Dialnet-AvaliacaoDaEducacaoSuperiorNoBrasil-6383458.pdf.
GARCIA, Joe. Avaliação e aprendizagem na educação superior. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 20, n. 43, maio/ago. 2009. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/ eae/arquivos/1489/1489.pdf.
LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés. Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental. Uberlândia, MG: EDUFU, 2017.
ÓSCAR C. de Sousa. Aprender e ensinar: significados e mediações. In. TEODORO, Antonio; VASCONCELOS, Lucia Maria (Org.). Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. São Paulo: Cortez, 2003. P.35-60.
SCARTEZINI, Raquel Antunes. Formação de professores do ensino superior e identidade profissional docente. 38ª Reunião Nacional da ANPEd 01 a 05 de outubro de 2017 UFMA São Luís/MA.
TARDIF, Maurice. O saber dos professores em seu trabalho. In: ______. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 29-224.
|