Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 15 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: MESTRADO EM PSICOLOGIA (11.31.01.10)
Curso: MESTRADO ACADÊMICO EM PSICOLOGIA/PPGMAPSI - PORTO VELHO
Código: MPS00014
Nome: PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: Teoria, método e pesquisa
Carga Horária Teórica: 80 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 80 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Aspectos históricos da Psicologia Histórico-Cultural e seu desenvolvimento no Brasil; Bases epistemológicas e metodológicas da Psicologia Histórico-Cultural; As funções psicológicas superiores. As contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para as pesquisas em Psicologia Escolar e Educacional.
Referências: Bibliografia básica: ALVES, A. M. O método materialista histórico dialético: alguns apontamentos sobre a subjetividade. Revista de Psicologia da UNESP. v. 9, n. 1, p. 1-13, 2010. LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In. VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 7 ed. São Paulo: Ícone, 2001. p. 59-83. LEONTIEV, A.N. Apêndice: Artigo de introdução sobre o trabalho criativo de L. S. Vigotski. In. VIGOTSKI, L. S. Teoria e Método. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. p. 424-470. MARTINS, L. M. O papel da educação escolar no desenvolvimento psíquico. In.: ______ O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas, SP.: Autores Associados, 2013. p. 269-308. PINO, A. O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação e Sociedade. Campinas, v. 21, n. 71, p. 45-78, jul. 2000. PRESTES, Z. Os dias e o século. In: _____. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev 2 Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2012. p. SHUARE, M. La concepción Histórico-Cultural de L.S. Vigotski. In: _____. La psicología soviética tal como yo la veo. Editorial Progresso: Moscou, 1990. p. 57-85 TULESKI, S. C.; EIDT, N. M. A periodização do desenvolvimento psíquico: atividade dominante e a formação das funções psíquicas superiores. In. MARTINS, L.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (Org.) Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2016. p. 35-61. VIGOTSKI, L. S. O estudo do desenvolvimento dos conceitos científicos na infância. In. ______. A construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 241-394. VIGOTSKII, L. S Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In. VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 7 ed. São Paulo: Ícone, 2001. p. 103-117. Bibliografia complementar: DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas, SP.: Autores Associados, 2000. LEONTIEV, A. N. O homem e a cultura. In: _____. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978. p. 259-284. ROMANELLI, N. A questão metodológica na produção vigotskiana e a dialética marxista. Psicologia em Estudo. Maringá, v. 16, n. 2, p. 199-208, abr./jun. 2011. TULESKI, S. C. Vigotski: A construção de uma psicologia marxista. 2 ed. Maringá: EDUEM, 2008. VIGOTSKI. L. S. Manuscrito de 1929. Educação e Sociedade. Campinas, v. 21, n. 71, p. 21-44, jul. 2000.

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (69) 2182-2176 | Copyright © 2006-2025 - UNIR - SigBoss2.unir.br.SigBoss2 v4.16.3