Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 10 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: MESTRADO EM PSICOLOGIA (11.31.01.10)
Curso: MESTRADO ACADÊMICO EM PSICOLOGIA/PPGMAPSI - PORTO VELHO
Código: MPS00022
Nome: TEORIAS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA ESCOLAR E PROCESSOS EDUCACIONAIS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 20 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 80 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Processo histórico da Psicologia Escolar. Concepções críticas de queixa escolar enquanto produto do processo de escolarização. Pesquisas em Psicologia Escolar.
Referências: AGUIAR, Wanda Maria Junqueira. Armadilhas e alternativas nos processos educacionais e na formação de professores: uma análise na perspectiva da psicologia sócio-histórica. In: JACÓ- VILELA, Ana Maria; SATO, Leny (org.). Diálogos em Psicologia Social. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2012, p. 58-70. ALMADA, Carla Adriane de Araujo. “Agora vão estudar os doidos de antigamente?”: histórias de sofrimento pelo não aprender na escola. Dissertação (Mestrado em Psicologia) 166f. Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, Rondônia, 2015. AQUINO, Fabiola de Sousa Braz; ALBUQUERQUE, Jéssica Andrade. O que pensam e sentem as crianças sobre a escola? In: GUZZO, Raquel de Souza Lobo (org.). Psicologia Escolar: desafios e bastidores na educação pública. Campinas: Alínea, 2014, p. 55-83. BENASAYAG, León. ? Medicina & marketing ó marketing em medicina? In: COLLARES, Cecília; MOYSÉS, Maria Aparecida; RIBEIRO, Mônica (org.). Novas capturas, antigos diagnósticos na Era dos Transtornos. Campinas: Mercado de Letras, 2013, p. 149-168. BOCK, Ana Mercês Bahia. As influências do Barão de Münchhausen na Psicologia da Educação. In: TANAMACHI, Elenita; PROENÇA, Marilene; ROCHA, Marisa. Psicologia e Educação: desafios teórico-práticos. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002, p.11-33. 2 ______. A perspectiva sócio-histórica de Leontiev e a crítica à naturalização da formação do ser humano: a adolescência em questão. Cad. CEDES, 24(62):26-43, abril. 2004. CASTRO, Jorge Abrahão. Evolução e desigualdade na educação brasileira. Educação & Sociedade, 30(108):673-697, 2009. CAMPOS, Herculano Ricardo; CARDOSO JORGE, Samia Dayana. Violência na escola: uma reflexão sobre o bullying e a prática educativa. Em Aberto, 23(83):107-128, 210. COSTA, Maria Freire da. A inclusão escolar sob a ótica do aluno com surdez: subsidiar reflexões para a psicologia e a educação. Dissertação (Mestrado em Psicologia) 146f. Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, Rondônia, 2015. COUTINHO, Fernanda Angrewski. “Estudar, tia... estudar”: o processo de escolarização de crianças em acolhimento institucional. Dissertação (Mestrado em Psicologia) 126f. Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, Rondônia, 2013. CRUZ, Murilo Galvão Amancio; FERRAZZA, Daniele de Andrade; CARDOSO Jr., Hélio Ribeiro. Projetos de lei sobre medicalização da educação: biopolítica, controle e resistência na contemporaneidade. Nuances: estudos sobre Educação, 25(2):210-233, 2014. FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigostkiana. 2003. 218 f.Tese (Doutorado). Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, 2003. LIMA, Cárita Portilho de; PRADO, Marina Borges e Silva; SOUZA, Beatriz de Paula. Orientação quanto à queixa escolar relativa a adolescentes: especificidades. Revista Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 18(1)67-75, 2014. MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. Psicologia Escolar: pesquisa e intervenção. Em Aberto, 23(83):17-35, 210. MOREIRA, Maria de Fátima Salum; AGUIAR, Deise Maria Santos de. Pobreza, raça e cor da pele: percepções e relações entre crianças nos espaços escolares. Revista Eletrônica de Educação, 9(3): 143-161, 2015. PATTO, Maria Helena Souza. Exercícios de Indignação: escritos de Educação e Psicologia. 2a ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. PADILHA, Anna Maria Lunardi. “Ensino inclusivo”: uma expressão incorreta. InterMeio, 30(15):13-31, 2009. PAVÓN-CUÉLLAR, David. Nuestra psicología y su indignante complicidad com el sistema: doce motivos de indignación. Teoría y Critica de la Psicología, (2):202-209, 2012. RIBEIRO, Maria Izabel Souza. A medicalização da educação na contramão das diretrizes curriculares nacionais da educação básica. Revista Entreideias, 3(1):13-29, 2014. SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Psicologia Escolar e políticas públicas em Educação: desafios contemporâneos. Em Aberto, 23(83):129-149, 210. Bibliografia complementar LEONARDO, Nilza Sanches Tessaro; LEAL, Záira Fátima de Rezende Gonzalez; ROSSATO, Solange Pereira Marques (org.). Pesquisa em queixa escolar: desvelando e desmistificando o cotidiano escolar. Maringá: EDUEM, 2012. MARINHO-ARAÚJO, Claisy Maria. Psicologia Escolar: novos cenários e contextos de pesquisa, formação e prática. Campinas, S.P.: Alínea, 2009. MEIRA, Marisa Eugênia Melillo; ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia escolar: teorias críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e de rebeldia. São Paulo: T.A. Queiroz, 1996. SILVA, Divino José; LIBÓRIO, Renata Maria Coimbra (org.). Valores, preconceito e práticas educativas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.

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