Ementa/Descrição: |
Psicologia Moderna: histórico, objeto de estudo, escolas. Comportamento Humano: emoções, conflitos, autoconceito, resiliência, motivação. Relações Humanas: dimensões e características. Comportamento Social: influência social, grupo, liderança. Habilidades Sociais: desenvolvimento e práticas educativas. Comunicação: verbal e não verbal, componentes da comunicação. Educação e Transversalidade: relações étnico-raciais, meio ambiente e sustentabilidade.
Bibliografia básica
CABALLO, Vicente. E. Manual de Avaliação e Treinamento das Habilidades Sociais. São Paulo: Santos, 2003.
RODRIGUES, Aroldo; ASSMAR, Eveline Maria Leal, et al. Psicologia Social, 22. Ed. - Petrópolis: Vozes, 2000.
DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira (orgs.). Habilidades Sociais, Desenvolvimento e Aprendizagem: questões conceituais, avaliação e intervenção. 2. ed. Campinas: Alínea, 2014.
Bibliografia Complementar
CAMPOS, Sinval Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.
CUNHA, Marcus Vinícius. Psicologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
GOLEMAN, Daniel. Trabalhando com a Inteligência Emocional. Rio de Janeiro:
Objetiva, 1999.
MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento interpessoal treinamento em grupo. 21.
Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.
MOREIRA, Marcio Borges; MEDEIROS, Carlos Augusto. Princípios básicos de análise do comportamento. São Paulo: Artmed, 2007.
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Objetivo: Formar profissionais que atuem nos diferentes ramos da educação, através da pesquisa, da reflexão crítica e da prática pedagógica, tendo à docência
como identidade profissional, favorecendo a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem.
Carga Horária: 60h
Ementa
Filosofia: processo e produto. Fundamentos das escolas filosóficas. Filosofia e
educação. Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação.
Tendências pedagógicas na prática escolar. Sujeitos da práxis pedagógica: o
educador e o educando. Educação: do senso comum à co |