Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 12 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - GM (11.39.01.08)
Código: DAC00061
Nome: RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 20 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 80 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( DAC00716 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Psicologia Moderna: histórico, objeto de estudo, escolas. Comportamento Humano: emoções, conflitos, autoconceito, resiliência, motivação. Relações Humanas: dimensões e características. Comportamento Social: influência social, grupo, liderança. Habilidades Sociais: desenvolvimento e práticas educativas. Comunicação: verbal e não verbal, componentes da comunicação. Educação e Transversalidade: relações étnico-raciais, meio ambiente e sustentabilidade. Bibliografia básica CABALLO, Vicente. E. Manual de Avaliação e Treinamento das Habilidades Sociais. São Paulo: Santos, 2003. RODRIGUES, Aroldo; ASSMAR, Eveline Maria Leal, et al. Psicologia Social, 22. Ed. - Petrópolis: Vozes, 2000. DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira (orgs.). Habilidades Sociais, Desenvolvimento e Aprendizagem: questões conceituais, avaliação e intervenção. 2. ed. Campinas: Alínea, 2014. Bibliografia Complementar CAMPOS, Sinval Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987. CUNHA, Marcus Vinícius. Psicologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. GOLEMAN, Daniel. Trabalhando com a Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999. MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento interpessoal – treinamento em grupo. 21. Ed. – Rio de Janeiro: José Olympio, 2012. MOREIRA, Marcio Borges; MEDEIROS, Carlos Augusto. Princípios básicos de análise do comportamento. São Paulo: Artmed, 2007. FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Objetivo: Formar profissionais que atuem nos diferentes ramos da educação, através da pesquisa, da reflexão crítica e da prática pedagógica, tendo à docência como identidade profissional, favorecendo a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem. Carga Horária: 60h Ementa Filosofia: processo e produto. Fundamentos das escolas filosóficas. Filosofia e educação. Educação e sociedade: redenção, reprodução e transformação. Tendências pedagógicas na prática escolar. Sujeitos da práxis pedagógica: o educador e o educando. Educação: do senso comum à co
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
DAC00716 - RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DAC00716 ) ) ATIVO 04/07/2019
( ( DAC00716 ) ) INATIVO 24/05/2019 04/07/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 1 Sim
20111 2011.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 2 Não

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (69) 2182-2176 | Copyright © 2006-2025 - UNIR - SigBoss2.unir.br.SigBoss2 v4.16.3