Ementa/Descrição: |
Objetivo: Compreender a aprendizagem em seus conceitos e características refletindo sobre suas dificuldades.
Carga Horária: 80h
Ementa
A Psicologia e o Processo de Aprendizagem. Desenvolvimento e Aprendizagem: teorias, construtos e práticas. A Aprendizagem: conceitos, contextos e práticas educativas. Processo Ensino e Aprendizagem: dimensões, influências, relações sociais e afetivas. O Cotidiano Escolar: sucesso e insucesso escolar, dificuldades de aprendizagem, as queixas escolares. As Práticas Educativas como Contexto de Desenvolvimento e Aprendizagem: relações étnico raciais, meio ambiente e sustentabilidade.
Bibliografia básica
DAVIDOFF, Linda L. Introdução à Psicologia. 3 ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 2001.
HALL, Calvin, S. LINDZEY, Gardner, CAMPBELL, John B. Teorias da personalidade.
4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally Wendkos. Psicologia do Desenvolvimento. 12 ed., Porto Alegre: McGraw Hill, 2013.
Bibliografia Complementar
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
RODRIGUES, Maria Aparecida (org). A escola e seus alunos. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.
SAMPAIO, Simaia; FREITAS, Ivana Braga de. Transtornos e dificuldades de aprendizagem entendendo melhor os alunos com necessidades educativas especiais. Rio de Janeiro: Wak, 2011.
SANCHEZ,-CELANO, Manuel; BONADS, Joan (org.). Avaliação psicopedagógica.
Porto Alegre: Artmed, 2008.
SEBER, Maria da Glória. Psicologia do pré-escolar uma visão construtivista. São Paulo: Moderna, 1995. |