Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 12 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - GM (11.39.01.08)
Código: DAC00063
Nome: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 20 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 80 h.
Pré-Requisitos: ( ( DAC00058 ) )
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( DAC00721 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Objetivo: Compreender a aprendizagem em seus conceitos e características refletindo sobre suas dificuldades. Carga Horária: 80h Ementa A Psicologia e o Processo de Aprendizagem. Desenvolvimento e Aprendizagem: teorias, construtos e práticas. A Aprendizagem: conceitos, contextos e práticas educativas. Processo Ensino e Aprendizagem: dimensões, influências, relações sociais e afetivas. O Cotidiano Escolar: sucesso e insucesso escolar, dificuldades de aprendizagem, as queixas escolares. As Práticas Educativas como Contexto de Desenvolvimento e Aprendizagem: relações étnico raciais, meio ambiente e sustentabilidade. Bibliografia básica DAVIDOFF, Linda L. Introdução à Psicologia. 3 ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 2001. HALL, Calvin, S. LINDZEY, Gardner, CAMPBELL, John B. Teorias da personalidade. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally Wendkos. Psicologia do Desenvolvimento. 12 ed., Porto Alegre: McGraw Hill, 2013. Bibliografia Complementar FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986. RODRIGUES, Maria Aparecida (org). A escola e seus alunos. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995. SAMPAIO, Simaia; FREITAS, Ivana Braga de. Transtornos e dificuldades de aprendizagem – entendendo melhor os alunos com necessidades educativas especiais. Rio de Janeiro: Wak, 2011. SANCHEZ,-CELANO, Manuel; BONADS, Joan (org.). Avaliação psicopedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2008. SEBER, Maria da Glória. Psicologia do pré-escolar uma visão construtivista. São Paulo: Moderna, 1995.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
DAC00721 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
Histórico de Pré-Requisitos
Expressão de Pré-Requisito Status Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DAC00058 ) ) ATIVO 04/07/2019
( ( DAC00058 ) ) INATIVO 04/07/2019 04/07/2019
( ( DAC00058 ) ) INATIVO 24/05/2019 04/07/2019
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DAC00721 ) ) ATIVO 04/07/2019
( ( DAC00721 ) ) INATIVO 04/07/2019 04/07/2019
( ( DAC00721 ) ) INATIVO 24/05/2019 04/07/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 3 Sim
20111 2011.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 3 Não

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (69) 2182-2176 | Copyright © 2006-2025 - UNIR - SigBoss2.unir.br.SigBoss2 v4.16.3