Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 12 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - GM (11.39.01.08)
Código: DAC00064
Nome: DIDÁTICA I
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 20 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 80 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( DAC00725 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Objetivo: Refletir e analisar a práxis didática: currículo, planejamento e avaliação, numa visão crítica do processo educativo contemporâneo, voltado para a abordagem construtiva, interacionista e interdisciplinar. Carga Horária: 80h Ementa A ação pedagógica como uma prática social. O trabalho docente no contexto escolar e social: educar para a cidadania. Trajetória histórica da Didática. A didática no contexto da educação brasileira. As relações entre ensino e pesquisa das práticas de alfabetização ambiental e étnica-racial. Ensino, pesquisa e aprendizagem da história e da cultura afro-brasileira e africana e indígenas de formação dos processos multiculturais. A práxis didática: currículo, planejamento e avaliação, numa visão crítica multicultural do processo educativo contemporâneo, voltado para a abordagem construtiva, interacionista e interdisciplinar. Bibliografia básica CANDAU, Vera Maria. Didática e interculturalismo: uma aproximação. In: LISITA, Verbena Moreira S. de; SOUSA, Luciana Freire E. C. (Orgs.) Políticas educacionais escolares e alternativas de inclusão escolar. Rio de Janeiro: DP & A, 2003. CORDEIRO, Jaime. Didática. São Paulo: Contexto, 2007. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2014. Bibliografia Complementar LEMOV, Doug. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. São Paulo: Da Boa Prosa: Fundação Lemanu, 2011. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1998. MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Didática teórica/didática prática: para além do confronto. São Paulo: Loyola, 1993. NÉRICI, Imídeo G. Introdução à didática geral. 15 ed. São Paulo: Ed. Atlas, 1985. VEIGA, Ilma Passos A. (Org). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas. SP: Papirus, 2008.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
DAC00725 - DIDÁTICA I
Outros componentes que têm esse componente como pré-requisito
DAC00068 - DIDÁTICA II
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DAC00725 ) ) ATIVO 24/05/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 3 Sim
20111 2011.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 3 Não

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (69) 2182-2176 | Copyright © 2006-2025 - UNIR - SigBoss1.unir.br.SigBoss1 v4.16.3