Ementa/Descrição: |
Objetivo: Refletir e analisar a práxis didática: currículo, planejamento e avaliação, numa visão crítica do processo educativo contemporâneo, voltado para a abordagem construtiva, interacionista e interdisciplinar.
Carga Horária: 80h
Ementa
A ação pedagógica como uma prática social. O trabalho docente no contexto escolar e social: educar para a cidadania. Trajetória histórica da Didática. A didática no contexto da educação brasileira. As relações entre ensino e pesquisa das práticas de alfabetização ambiental e étnica-racial. Ensino, pesquisa e aprendizagem da história e da cultura afro-brasileira e africana e indígenas de formação dos processos multiculturais. A práxis didática: currículo, planejamento e avaliação, numa visão crítica multicultural do processo educativo contemporâneo, voltado para a abordagem construtiva, interacionista e interdisciplinar.
Bibliografia básica
CANDAU, Vera Maria. Didática e interculturalismo: uma aproximação. In: LISITA, Verbena Moreira S. de; SOUSA, Luciana Freire E. C. (Orgs.) Políticas educacionais escolares e alternativas de inclusão escolar. Rio de Janeiro: DP & A, 2003.
CORDEIRO, Jaime. Didática. São Paulo: Contexto, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
Bibliografia Complementar
LEMOV, Doug. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. São Paulo: Da Boa Prosa: Fundação Lemanu, 2011.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1998.
MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Didática teórica/didática prática: para além do confronto. São Paulo: Loyola, 1993.
NÉRICI, Imídeo G. Introdução à didática geral. 15 ed. São Paulo: Ed. Atlas, 1985.
VEIGA, Ilma Passos A. (Org). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas. SP: Papirus, 2008. |