Ementa/Descrição: |
Objetivo: Refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem da oralidade, leitura e escrita nas classes de alfabetização.
Carga Horária: 80h
Ementa
Conceitos de Alfabetização. Conceitos de Letramento. Fundamentos psicogenéticos da alfabetização e as fases do desenvolvimento infantil. Métodos tradicionais de alfabetização (fonéticos, silábicos, lexicais, frasais): suas características, vantagens e desvantagens. Aplicação dos métodos de alfabetização. Níveis de escrita.
Bibliografia básica
FERREIRO, E. & TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre:
Artes Médicas, 1999.
FRANCHI, Eglê Pontes . Pedagogia da Alfabetização: da oralidade à escrita. 7 ed.
São Paulo: Cortez, 2001.
TEBEROSKY, Ana, Marta Soler Gallart. [et al.]; trad. Francisco Settineri. Contextos de Alfabetização Inicial Porto Alegre: Artmed, 2004.
Bibliografia complementar
Cadernos de Educação. A aquisição e o ensino da língua escrita. Faculdade de Educação UFPel. Ano 19, n. 35. - Pelotas/RS: Ed. UFPel, (jan. abr. 2010).
CALKINS, Lucy McCornick. A arte de ensinar e escrever. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
FARACO, Carlos alberto. Escrita e alfabetização. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2003.
GURGEL, Nair Ferreira & TEZZARI, Neusa dos Santos (Orgs). Cultura, Leitura e Linguagem: discursos de letramentos. Porto Velho: EDUFRO, 2007.
TEBEROSKY, Ana, Marta Soler Gallart... [et al.]; trad. Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed, 2004. |