Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 12 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - GM (11.39.01.08)
Código: DAC00066
Nome: METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 20 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 80 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( DAC00738 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Objetivo: Refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem da oralidade, leitura e escrita nas classes de alfabetização. Carga Horária: 80h Ementa Conceitos de Alfabetização. Conceitos de Letramento. Fundamentos psicogenéticos da alfabetização e as fases do desenvolvimento infantil. Métodos tradicionais de alfabetização (fonéticos, silábicos, lexicais, frasais): suas características, vantagens e desvantagens. Aplicação dos métodos de alfabetização. Níveis de escrita. Bibliografia básica FERREIRO, E. & TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. FRANCHI, Eglê Pontes . Pedagogia da Alfabetização: da oralidade à escrita. 7 ed. – São Paulo: Cortez, 2001. TEBEROSKY, Ana, Marta Soler Gallart. [et al.]; trad. Francisco Settineri. Contextos de Alfabetização Inicial – Porto Alegre: Artmed, 2004. Bibliografia complementar Cadernos de Educação. A aquisição e o ensino da língua escrita. Faculdade de Educação – UFPel. – Ano 19, n. 35. - Pelotas/RS: Ed. UFPel, (jan. – abr. 2010). CALKINS, Lucy McCornick. A arte de ensinar e escrever. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. FARACO, Carlos alberto. Escrita e alfabetização. 6 ed. – São Paulo: Contexto, 2003. GURGEL, Nair Ferreira & TEZZARI, Neusa dos Santos (Orgs). Cultura, Leitura e Linguagem: discursos de letramentos. Porto Velho: EDUFRO, 2007. TEBEROSKY, Ana, Marta Soler Gallart... [et al.]; trad. Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
DAC00738 - TEORIA E PRÁTICA EM ALFABETIZAÇÃO II
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DAC00738 ) ) ATIVO 24/05/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
20111 2011.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 3 Não
2017 2017.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 3 Sim

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (69) 2182-2176 | Copyright © 2006-2025 - UNIR - SigBoss1.unir.br.SigBoss1 v4.16.3