Ementa/Descrição: |
Objetivo: Refletir sobre a organização do trabalho pedagógico, considerando o conceito de planejamento, plano e projeto.
Carga Horária: 80h
Ementa
Organização do trabalho pedagógico (planejamento, plano e projeto). Identificação e análise de estratégias de ensino, da natureza dos conteúdos e das formas de avaliação em consonância com as características da clientela escolar e da natureza dos conteúdos. Recursos para prática docente. Recursos pedagógicos de ensino, pesquisa e aprendizagem da história e da cultura afro-brasileira e africana e indígena. A avaliação como instrumento formativo. A formação crítica, reflexiva, profissional, científica, tecnológica e ética e suas relações com a ecopedagogia e a cidadania multicultural.
Bibliografia básica
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5 ed.
Goiânia: Alternativa, 2004.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 6 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e
projeto político-pedagógico: elementos metodológicos para a elaboração e
realização. 7 ed. Campinas, SP: Libertad, 2000.
Bibliografia complementar
KARLING, Argemiro Aluísio. A didática necessária. São Paulo: IBRASA, 1991.
SANT‟ANNA, Flávia Maria; ENRICONE, Délcia; ANDRÉ, Lenir Cancella; TURRA, Clódia Maria Godoy. Planejamento de ensino e avaliação. 11 ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1998.
ZABALA, A. A prática de ensino: como ensinar. Porto Alegre: ARTMED, 1998.
WACHOWICZ, Lilian Ana. O método dialético da didática. 2 ed. Campinas, São Paulo; Papirus, 1991.
PERRENOND, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. |