Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 12 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - GM (11.39.01.08)
Código: DAC00068
Nome: DIDÁTICA II
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 20 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 80 h.
Pré-Requisitos: ( ( DAC00064 ) )
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( DAC00728 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Objetivo: Refletir sobre a organização do trabalho pedagógico, considerando o conceito de planejamento, plano e projeto. Carga Horária: 80h Ementa Organização do trabalho pedagógico (planejamento, plano e projeto). Identificação e análise de estratégias de ensino, da natureza dos conteúdos e das formas de avaliação em consonância com as características da clientela escolar e da natureza dos conteúdos. Recursos para prática docente. Recursos pedagógicos de ensino, pesquisa e aprendizagem da história e da cultura afro-brasileira e africana e indígena. A avaliação como instrumento formativo. A formação crítica, reflexiva, profissional, científica, tecnológica e ética e suas relações com a ecopedagogia e a cidadania multicultural. Bibliografia básica LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. Goiânia: Alternativa, 2004. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 6 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico: elementos metodológicos para a elaboração e realização. 7 ed. Campinas, SP: Libertad, 2000. Bibliografia complementar KARLING, Argemiro Aluísio. A didática necessária. São Paulo: IBRASA, 1991. SANT‟ANNA, Flávia Maria; ENRICONE, Délcia; ANDRÉ, Lenir Cancella; TURRA, Clódia Maria Godoy. Planejamento de ensino e avaliação. 11 ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1998. ZABALA, A. A prática de ensino: como ensinar. Porto Alegre: ARTMED, 1998. WACHOWICZ, Lilian Ana. O método dialético da didática. 2 ed. Campinas, São Paulo; Papirus, 1991. PERRENOND, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
DAC00728 - DIDÁTICA II
Histórico de Pré-Requisitos
Expressão de Pré-Requisito Status Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DAC00064 ) ) ATIVO 05/01/2013
( ( DAC00064 ) ) INATIVO 05/01/2013 09/07/2020
( ( DAC00064 ) ) INATIVO 05/01/2019 26/11/2019
( ( DAC00064 ) ) INATIVO 24/05/2019 25/11/2019
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DAC00728 ) ) ATIVO 05/01/2013
( ( DAC00728 ) ) INATIVO 05/01/2013 09/07/2020
( ( DAC00728 ) ) INATIVO 05/01/2019 26/11/2019
( ( DAC00728 ) ) INATIVO 24/05/2019 25/11/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
20111 2011.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 4 Não
2017 2017.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 4 Sim

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (69) 2182-2176 | Copyright © 2006-2025 - UNIR - SigBoss1.unir.br.SigBoss1 v4.16.3