Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 03 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - GM (11.39.01.08)
Código: DAC00071
Nome: METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE
Carga Horária Teórica: 40 h.
Carga Horária Prática: 20 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Objetivo: Perceber a relação entre o desenvolvimento da educação profissionalizante e a formação de profissionais competentes e identificar as demandas dessa modalidade de ensino em face das exigências da sociedade contemporânea. Carga Horária: 60h Ementa Histórico da educação profissional; bases legais; educação, trabalho, ciência e tecnologia no conte da educação profissionalizante no contexto contemporâneo; escolas técnicas e profissionalizantes; prática didático-pedagógica e formação profissionalizante. Bibliografia básica FERRETI C. et al. Novas Tecnologias, Trabalho e Educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994. FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (Orgs). A formação do cidadão produtivo – a cultura de mercado no Ensino Médio-Técnico, Brasília: INEP – Anísio Teixeira, 2006. LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval; SANFELICE, José Luís (Orgs.). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2002. Bibliografia complementar MANFREDI, Silvia. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez Editora, 2002. LOMBARDI, José Claudinei (Org.). Globalização, pós-modernidade e educação: história, filosofia e temas transversais. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. IMBERNÓN, Francisco (org.). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artmed, 2000. FRIGOTTO, Gaudêncio. Contemporaneidade, educação e tecnologia. In: Educação e Sociedade. São Paulo: Cortez, 2007, V.28. N° 100. MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez, 1991.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
20111 2011.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 4 Não
2017 2017.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 5 Sim

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (69) 2182-2176 | Copyright © 2006-2025 - UNIR - SigBoss2.unir.br.SigBoss2 v4.16.3