Ementa/Descrição: |
Introdução à informática e ao uso do computador na sala de aula; abordagem crítica do uso do computador na escola; importância da informática na educação do ensino fundamental (educação infantil) e anos iniciais. O processo de informatização da sociedade; tendências atuais da tecnologia; teorias da aprendizagem e metodologia subjacentes ao ensino por computador numa perspectiva construtivista do processo do conhecimento.Bibliografia Básica:
BRITO, Glaucia da Silva. PURIFICAÇÃO, Inovélia da. Educação, professor e novas tecnologias.: em busca de uma conexão real. Curitiba: Protexto, 2003.
LEITE, Lígia Silva. (Coord.) Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2003.
HEIDE, Ann. STILBORNE, Linda. Guia do professor para a internet: completo e fácil. Tradução Edson Furmankiewz. 2 ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
MORAN, J. M., MANSETTO, M. T. & BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
|