Ementa/Descrição: |
Objetivo: Refletir sobre a problemática envolvendo o ensino de língua materna, pensando nas modalidades da língua falada e escrita e perceber a importância da literatura para o desenvolvimento infantil e para o aprendizado da leitura e da escrita.
Carga Horária: 80h
Ementa
As diferenças entre o ensino da língua materna e das demais disciplinas curriculares: abordagem histórico-construtiva da linguagem. A relação entre os conceitos de gramática adotados pelo professor e as diferentes metodologias de ensino aplicáveis em sala. Inter e multidisciplinaridade no ensino da língua materna. O sentido como fundamento de toda atividade linguística e, portanto, do ensino de línguas. Desenvolvimento de técnicas e materiais próprios para o ensino da língua materna. Prática do ensino de língua materna. Importância escolar da literatura infantil. A literatura infantil e a construção do sujeito-leitor. Métodos e técnicas de utilização da literatura infantil no cotidiano escolar. A literatura como conteúdo e não como pretexto.
Bibliografia básica
COSTA, Marta Morais de. Metodologia do Ensino da Literatura Infantil. São Paulo: Ibpex, 2009.
CUNHA, Edanne Madza de Almeida. Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Alfabetização. São Paulo: IBPEX, 2005.
GUEDES, P. C. A formação do professor de português. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
Bibliografia complementar
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo:
Scipione, 2000.
FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. São Paulo:
Contexto, 2011.
LERNER, D. Ler e escrever na escola: O real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed,2002.
LUFT, C. P. Língua e liberdade. 7. ed. São Paulo: Ática, 2000.
ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global Ed., 2003. |