Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 03 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - GM (11.39.01.08)
Código: DAC00075
Nome: METODOLOGIA DO ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA INFANTIL
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 20 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 80 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( DAC00731 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Objetivo: Refletir sobre a problemática envolvendo o ensino de língua materna, pensando nas modalidades da língua falada e escrita e perceber a importância da literatura para o desenvolvimento infantil e para o aprendizado da leitura e da escrita. Carga Horária: 80h Ementa As diferenças entre o ensino da língua materna e das demais disciplinas curriculares: abordagem histórico-construtiva da linguagem. A relação entre os conceitos de gramática adotados pelo professor e as diferentes metodologias de ensino aplicáveis em sala. Inter e multidisciplinaridade no ensino da língua materna. O sentido como fundamento de toda atividade linguística e, portanto, do ensino de línguas. Desenvolvimento de técnicas e materiais próprios para o ensino da língua materna. Prática do ensino de língua materna. Importância escolar da literatura infantil. A literatura infantil e a construção do sujeito-leitor. Métodos e técnicas de utilização da literatura infantil no cotidiano escolar. A literatura como conteúdo e não como pretexto. Bibliografia básica COSTA, Marta Morais de. Metodologia do Ensino da Literatura Infantil. São Paulo: Ibpex, 2009. CUNHA, Edanne Madza de Almeida. Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Alfabetização. São Paulo: IBPEX, 2005. GUEDES, P. C. A formação do professor de português. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. Bibliografia complementar ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 2000. FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2011. LERNER, D. Ler e escrever na escola: O real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed,2002. LUFT, C. P. Língua e liberdade. 7. ed. São Paulo: Ática, 2000. ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global Ed., 2003.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
DAC00731 - TEORIA E PRÁTICA EM LÍNGUA PORTUGUESA
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DAC00731 ) ) ATIVO 24/05/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 5 Sim
20111 2011.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 5 Não

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (69) 2182-2176 | Copyright © 2006-2025 - UNIR - SigBoss1.unir.br.SigBoss1 v4.16.3