Ementa/Descrição: |
Objetivo: Promover um diálogo com as ideias de autores que discutem o processo de ensino e aprendizagem da criança ao longo da história da educação, visando o desenvolvimento de conhecimentos que ajudem a reconstruir o cotidiano da sala de aula.
Carga Horária: 80h
Ementa
Estudo da construção do conhecimento matemático e o desenvolvimento do raciocínio lógico abordando os aspectos epistemológicos. Retrospectiva histórica da matemática e as novas tendências dos currículos de matemática da Educação Básica, enfatizando as relações matemática e operações do pensamento, matemática e comunicação, matemática e suas aplicações cotidianas. Objetivos do ensino da matemática, discutindo os conceitos matemáticos como componentes do ensino da matemática na educação infantil e no ensino fundamental. Formação da prática do ensino e pesquisa dos saberes matemáticos.
Bibliografia básica
BIGODE, A. J. L; GIMENEZ, J. Metodologia para o ensino da Aritmética: competência numérica no cotidiano. São Paulo: FTD, 2009.
BORBA, Marcelo de C. Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004
DANYLUK, O. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. Porto Alegre: Sulina, Passo Fundo: Ediupf, 1998.
Bibliografia complementar
FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino de Matemática no Brasil. In Zetetiké, CEMPEM/FE. E. UNICAMP, Ano 3 número 4, 1995.
LORENZATO, Sérgio. Educação Infantil e percepção matemática. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
IFRAH, G. Os números: a história de uma grande invenção. 11. Ed. São Paulo: Globo, 2005.
BIGODE, Antonio José Lopes; GIMENEZ, Joaquim. Matemática do cotidiano e suas conexões. São Paulo: FTD, 2005.
LOPES, Celi Espasandin, CURI, Edda. Pesquisas em educação matemática: um encontro entre a teoria e a prática. São Carlos: Pedro e João Editores, 2008. |