Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 12 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - GM (11.39.01.08)
Código: DAC00077
Nome: METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 20 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 80 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( DAC00735 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Objetivo: Promover um diálogo com as ideias de autores que discutem o processo de ensino e aprendizagem da criança ao longo da história da educação, visando o desenvolvimento de conhecimentos que ajudem a reconstruir o cotidiano da sala de aula. Carga Horária: 80h Ementa Estudo da construção do conhecimento matemático e o desenvolvimento do raciocínio lógico abordando os aspectos epistemológicos. Retrospectiva histórica da matemática e as novas tendências dos currículos de matemática da Educação Básica, enfatizando as relações matemática e operações do pensamento, matemática e comunicação, matemática e suas aplicações cotidianas. Objetivos do ensino da matemática, discutindo os conceitos matemáticos como componentes do ensino da matemática na educação infantil e no ensino fundamental. Formação da prática do ensino e pesquisa dos saberes matemáticos. Bibliografia básica BIGODE, A. J. L; GIMENEZ, J. Metodologia para o ensino da Aritmética: competência numérica no cotidiano. São Paulo: FTD, 2009. BORBA, Marcelo de C. Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004 DANYLUK, O. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. Porto Alegre: Sulina, Passo Fundo: Ediupf, 1998. Bibliografia complementar FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino de Matemática no Brasil. In Zetetiké, CEMPEM/FE. E. UNICAMP, Ano 3 – número 4, 1995. LORENZATO, Sérgio. Educação Infantil e percepção matemática. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. IFRAH, G. Os números: a história de uma grande invenção. 11. Ed. São Paulo: Globo, 2005. BIGODE, Antonio José Lopes; GIMENEZ, Joaquim. Matemática do cotidiano e suas conexões. São Paulo: FTD, 2005. LOPES, Celi Espasandin, CURI, Edda. Pesquisas em educação matemática: um encontro entre a teoria e a prática. São Carlos: Pedro e João Editores, 2008.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
DAC00735 - TEORIA E PRÁTICA EM MATEMÁTICA
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DAC00735 ) ) ATIVO 24/05/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 5 Sim
20111 2011.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 5 Não

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