Ementa/Descrição: |
Objetivo: Compreender o conceito de necessidades educacionais especiais. Identificar possibilidades de aprendizagem para os educandos com necessidades educacionais especiais.
Carga Horária: 80h
Ementa
Necessidades educacionais específicas. O enfoque da educação inclusiva: diversidade (deficiência, sexualidade, gênero, raça e etnia). O trabalho pedagógico e a diversidade. Currículo e adaptações curriculares. Modalidades de Atendimento naEducação Especial. Tecnologias assistivas e de comunicação alternativa. Metodologia de estudo de caso e inclusão escolar.
Bibliografia básica
CARVALHO, R. E. Escola Inclusiva: a Reorganização do Trabalho Pedagógico. Porto Alegre: Mediação, 2014.
MARTÍNEZ, A. M.; TACCA, M. C.V.R. Possibilidades de aprendizagem: ações pedagógicas para alunos com dificuldades e deficiência. Campinas, SP: Editora Alínea, 2011.
SILVA, L. G. S. Educação Inclusiva: prática pedagógica para uma escola sem exclusões. São Paulo: Paulinas, 2014.
Bibliografia complementar
CARVALHO, R. E. Removendo barreiras para a aprendizagem: educação inclusiva.- Porto Alegre: Mediação, 2000.
FARRELL, M. Dislexia e outras dificuldades de aprendizagem específicas: guia do professor.- Porto Alegre: Artmed, 2008.
RIBEIRO, M. J. L.(org.). Educação Especial e inclusiva: teoria e prática sobre o atendimento à pessoa com necessidades educacionais especiais. Maringá: Eduem, 2012.
PAIN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed. 2008.
FONSECA, Vitor da. Introdução às dificuldades de aprendizagem. 2. ed. Porto Alegre: Artmed. 1995. |