Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 12 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - GM (11.39.01.08)
Código: DAC00079
Nome: METODOLOGIA DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 20 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 80 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Objetivo: Compreender o conceito de necessidades educacionais especiais. Identificar possibilidades de aprendizagem para os educandos com necessidades educacionais especiais. Carga Horária: 80h Ementa Necessidades educacionais específicas. O enfoque da educação inclusiva: diversidade (deficiência, sexualidade, gênero, raça e etnia). O trabalho pedagógico e a diversidade. Currículo e adaptações curriculares. Modalidades de Atendimento naEducação Especial. Tecnologias assistivas e de comunicação alternativa. Metodologia de estudo de caso e inclusão escolar. Bibliografia básica CARVALHO, R. E. Escola Inclusiva: a Reorganização do Trabalho Pedagógico. Porto Alegre: Mediação, 2014. MARTÍNEZ, A. M.; TACCA, M. C.V.R. Possibilidades de aprendizagem: ações pedagógicas para alunos com dificuldades e deficiência. Campinas, SP: Editora Alínea, 2011. SILVA, L. G. S. Educação Inclusiva: prática pedagógica para uma escola sem exclusões. São Paulo: Paulinas, 2014. Bibliografia complementar CARVALHO, R. E. Removendo barreiras para a aprendizagem: educação inclusiva.- Porto Alegre: Mediação, 2000. FARRELL, M. Dislexia e outras dificuldades de aprendizagem específicas: guia do professor.- Porto Alegre: Artmed, 2008. RIBEIRO, M. J. L.(org.). Educação Especial e inclusiva: teoria e prática sobre o atendimento à pessoa com necessidades educacionais especiais. Maringá: Eduem, 2012. PAIN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed. 2008. FONSECA, Vitor da. Introdução às dificuldades de aprendizagem. 2. ed. Porto Alegre: Artmed. 1995.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 6 Sim
20111 2011.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 6 Não

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