Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 12 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - GM (11.39.01.08)
Código: DAC00080
Nome: METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 20 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 80 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( DAC00732 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Objetivo: Incentivar o acadêmico a desenvolver de forma criativa, novas alternativas de ensino em História e Geografia, a partir da reflexão crítica da prática pedagógica cotidiana. Carga Horária: 80h Ementa Breve histórico do ensino de História e Geografia do Brasil. Concepções curriculares para o ensino de História e Geografia. Características, importância, princípios e conceitos pertinentes à área de estudos de História e Geografia do Brasil, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais. Metodologias de ensino em História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Análise da produção do espaço geográfico. Estudos sobre a relação homem/natureza/trabalho. Conceitos sobre territorialidade. Bibliografia básica BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. Brasília: MEC/SEF, 2000. CARLOS, Ana Fani A. (org.). A Geografia em sala de aula. 7 ed. São Paulo: Contexto, 2005. URBAN, Ana Claudia. Aprender e ensinar História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2015. Bibliografia complementar GUIMARÃES, Selma F. Caminhos da História ensinada. Campinas: Papirus, 1993. KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2005. PENTEADO, Heloísa D. Metodologia do ensino de História e Geografia. São Paulo: Cortez, 1994. CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.). A geografia na sala de aula. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2005. MOREIRA, Igor. O espaço geográfico. São Paulo: Ática, 1998.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
DAC00732 - TEORIA E PRÁTICA EM GEOGRAFIA E HISTÓRIA
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DAC00732 ) ) ATIVO 24/05/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 7 Sim
20111 2011.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 6 Não

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (69) 2182-2176 | Copyright © 2006-2025 - UNIR - SigBoss2.unir.br.SigBoss2 v4.16.3