Ementa/Descrição: |
Objetivo: Incentivar o acadêmico a desenvolver de forma criativa, novas alternativas de ensino em História e Geografia, a partir da reflexão crítica da prática pedagógica cotidiana.
Carga Horária: 80h
Ementa
Breve histórico do ensino de História e Geografia do Brasil. Concepções curriculares para o ensino de História e Geografia. Características, importância, princípios e conceitos pertinentes à área de estudos de História e Geografia do Brasil, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais. Metodologias de ensino em História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Análise da produção do espaço geográfico. Estudos sobre a relação homem/natureza/trabalho. Conceitos sobre territorialidade.
Bibliografia básica
BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. Brasília: MEC/SEF, 2000.
CARLOS, Ana Fani A. (org.). A Geografia em sala de aula. 7 ed. São Paulo: Contexto, 2005.
URBAN, Ana Claudia. Aprender e ensinar História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2015.
Bibliografia complementar
GUIMARÃES, Selma F. Caminhos da História ensinada. Campinas: Papirus, 1993.
KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2005.
PENTEADO, Heloísa D. Metodologia do ensino de História e Geografia. São Paulo: Cortez, 1994.
CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.). A geografia na sala de aula. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2005.
MOREIRA, Igor. O espaço geográfico. São Paulo: Ática, 1998. |