Ementa/Descrição: |
Objetivo: Desenvolver a capacidade de adequação de metodologias relacionadas a cada etapa do desenvolvimento cognitivo das crianças, assim como a seleção de conteúdo, elaboração e execução de projetos interdisciplinares a partir dos conteúdos de Ciências Naturais.
Carga Horária: 80h
Ementa
Breve histórico do ensino de Ciências no Brasil. Fundamentos teóricos e metodológico para o ensino das Ciências Naturais. A ciência e suas relações com as demais áreas do conhecimento. Análise das propostas de ciências naturais para o ensino na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Planejamento e metodologias para o ensino de ciências na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Relação Ciência, Tecnologia e Sociedade.
Bibliografia básica
CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos. 2ª edição - São Paulo: Moderna, 2004
DELIZOICOV, Demétrio. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
HARLAN, J. D.; RIVKIN, M. S. Ciências na educação infantil. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Bibliografia Complementar
ASTOLFI, J.P. et al. A didática das ciências. 11 ed. Campinas: Papirus, 2007.
BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? 3 ed. São Paulo: Ática, 2002.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FARIA, D, S. Educação ambiental e científica - tecnologia. Série: O professor em construção, ensino de ciências através da educação ambiental - documentos metodológicos. UBAMA, Brasília, 1994, p. 13 a 82.
FRACALANZA, H.; AMARAL, I. A.; GOUVEIA, M.S.F. O ensino de ciências no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1994. |