Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 12 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - GM (11.39.01.08)
Código: DAC00081
Nome: METODOLOGIA DO ENSINO EM CIÊNCIAS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 20 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 80 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( DAC00736 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Objetivo: Desenvolver a capacidade de adequação de metodologias relacionadas a cada etapa do desenvolvimento cognitivo das crianças, assim como a seleção de conteúdo, elaboração e execução de projetos interdisciplinares a partir dos conteúdos de Ciências Naturais. Carga Horária: 80h Ementa Breve histórico do ensino de Ciências no Brasil. Fundamentos teóricos e metodológico para o ensino das Ciências Naturais. A ciência e suas relações com as demais áreas do conhecimento. Análise das propostas de ciências naturais para o ensino na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Planejamento e metodologias para o ensino de ciências na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Relação Ciência, Tecnologia e Sociedade. Bibliografia básica CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos. 2ª edição - São Paulo: Moderna, 2004 DELIZOICOV, Demétrio. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011. HARLAN, J. D.; RIVKIN, M. S. Ciências na educação infantil. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. Bibliografia Complementar ASTOLFI, J.P. et al. A didática das ciências. 11 ed. Campinas: Papirus, 2007. BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? 3 ed. São Paulo: Ática, 2002. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2011. FARIA, D, S. Educação ambiental e científica - tecnologia. Série: O professor em construção, ensino de ciências através da educação ambiental - documentos metodológicos. UBAMA, Brasília, 1994, p. 13 a 82. FRACALANZA, H.; AMARAL, I. A.; GOUVEIA, M.S.F. O ensino de ciências no primeiro grau. São Paulo: Atual, 1994.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
DAC00736 - TEORIA E PRÁTICA EM CIÊNCIAS
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DAC00736 ) ) ATIVO 24/05/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 7 Sim
20111 2011.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 6 Não

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (69) 2182-2176 | Copyright © 2006-2025 - UNIR - SigBoss2.unir.br.SigBoss2 v4.16.3