Ementa/Descrição: |
Objetivo: Discutir e refletir acerca da importância dos princípios de Orientação Educacional no contexto da escola, considerando os seus fundamentos teóricos, objetivos, funções, técnicas e instrumentos, bem como, as atribuições inerentes aos múltiplos aspectos.
Carga Horária: 80h
Ementa
Fundamentos filosóficos, psicológicos e psicossociais da orientação educacional. A prática de orientação educacional e o processo ensino-aprendizagem. Organização do trabalho do orientador educacional. Princípios, objetivos, técnicas e instrumentos. Legislação e atribuições do orientador educacional. Práticas educativas de temas transversais.
Bibliografia básica
GIACAGLIA, Lia Renata Angelini; PENTEADO, Wilma Millan Alves. Orientação educacional na prática: princípios, histórico, legislação, técnicas e instrumentos. 6 ed. São Paulo: Cengage L., 2010.
NÉRICI, Imídeo G. Introdução à orientação educacional. São Paulo: Atlas, 1992.
SOLÉ, Isabel. Orientação Educacional e Intervenção Psicopedagógica. Campinas: Artmed, 2001.
Bibliografia complementar
ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (Org.). O fazer e o pensar dos
supervisores e orientadores educacionais. São Paulo: Loyola, 1991.
GIACAGLIA, Lia R.. Orientação vocacional por atividades: uma nova teoria e uma nova prática. São Paulo: Thompson, 2003.
SILVA, D. J.; LIBÓRIO, R.M.C. Valores, preconceitos e práticas educativas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
LÜCK, Heloísa. Planejamento em orientação educacional. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
NEVES, Ilka; SIQUEIRA, Olgair. Nova dinâmica da orientação educacional. 8. ed. RS: Globo, 1985. |