Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 12 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - GM (11.39.01.08)
Código: DAC00088
Nome: PRINCÍPIOS DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 20 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 80 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Objetivo: Discutir e refletir acerca da importância dos princípios de Orientação Educacional no contexto da escola, considerando os seus fundamentos teóricos, objetivos, funções, técnicas e instrumentos, bem como, as atribuições inerentes aos múltiplos aspectos. Carga Horária: 80h Ementa Fundamentos filosóficos, psicológicos e psicossociais da orientação educacional. A prática de orientação educacional e o processo ensino-aprendizagem. Organização do trabalho do orientador educacional. Princípios, objetivos, técnicas e instrumentos. Legislação e atribuições do orientador educacional. Práticas educativas de temas transversais. Bibliografia básica GIACAGLIA, Lia Renata Angelini; PENTEADO, Wilma Millan Alves. Orientação educacional na prática: princípios, histórico, legislação, técnicas e instrumentos. 6 ed. São Paulo: Cengage L., 2010. NÉRICI, Imídeo G. Introdução à orientação educacional. São Paulo: Atlas, 1992. SOLÉ, Isabel. Orientação Educacional e Intervenção Psicopedagógica. Campinas: Artmed, 2001. Bibliografia complementar ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (Org.). O fazer e o pensar dos supervisores e orientadores educacionais. São Paulo: Loyola, 1991. GIACAGLIA, Lia R.. Orientação vocacional por atividades: uma nova teoria e uma nova prática. São Paulo: Thompson, 2003. SILVA, D. J.; LIBÓRIO, R.M.C. Valores, preconceitos e práticas educativas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. LÜCK, Heloísa. Planejamento em orientação educacional. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. NEVES, Ilka; SIQUEIRA, Olgair. Nova dinâmica da orientação educacional. 8. ed. RS: Globo, 1985.
Outros componentes que têm esse componente como pré-requisito
DAC00361 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PARTICIPAÇÃO-DOCÊNCIA E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 6 Sim
20111 2011.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 7 Não

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