Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 03 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - GM (11.39.01.08)
Código: DAC00090
Nome: EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 20 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 80 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Objetivo: Modificar o ponto de referência no que se refere a visão do “outro”, atingindo a complexidade de outras formações/práticas culturais de uma forma lógica própria partindo de seus parâmetros de cultura. Carga Horária: 80h Ementa Aspectos conceituais, históricos e políticos presentes nas relações sociais e étnico-raciais no Brasil. Conceitos de raça e etnia, mestiçagem, racismo e racialismo, preconceito e discriminação e suas principais formas de superação e combate. Cultura afro-brasileira e indígena. Políticas de Ações Afirmativas. Base legal de combate à discriminação. Estratégias articuladoras entre as teorias e práticas pedagógicas voltadas a uma educação para as relações étnico raciais. Bibliografia básica BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar. 2005. ORTIZ, Renato. Cultura Brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 1994. SILVA, Tomaz Tadeu Da Silva (org). Alienígenas na sala de aula:uma introdução aos estudos culturais em educação. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.  Bibliografia Complementar CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas Híbridas. Edusp: São Paulo, 2003. MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000. RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro:a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. RAMOS, Alcida Rita. Sociedades indígenas. 2. ed. São Paulo: Ática, 1988. MELATTI, Julio Cezar. Índios do Brasil. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1983.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 8 Sim
20111 2011.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 8 Não

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