Ementa/Descrição: |
Objetivo: Modificar o ponto de referência no que se refere a visão do outro, atingindo a complexidade de outras formações/práticas culturais de uma forma lógica própria partindo de seus parâmetros de cultura.
Carga Horária: 80h
Ementa
Aspectos conceituais, históricos e políticos presentes nas relações sociais e étnico-raciais no Brasil. Conceitos de raça e etnia, mestiçagem, racismo e racialismo, preconceito e discriminação e suas principais formas de superação e combate. Cultura afro-brasileira e indígena. Políticas de Ações Afirmativas. Base legal de combate à discriminação. Estratégias articuladoras entre as teorias e práticas pedagógicas voltadas a uma educação para as relações étnico raciais.
Bibliografia básica
BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar. 2005.
ORTIZ, Renato. Cultura Brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 1994.
SILVA, Tomaz Tadeu Da Silva (org). Alienígenas na sala de aula:uma introdução aos estudos culturais em educação. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
Bibliografia Complementar
CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas Híbridas. Edusp: São Paulo, 2003.
MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro:a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
RAMOS, Alcida Rita. Sociedades indígenas. 2. ed. São Paulo: Ática, 1988.
MELATTI, Julio Cezar. Índios do Brasil. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1983. |