Ementa/Descrição: |
O jogo e a educação infantil; os preconceitos existentes sobre o lúdico; jogo, brinquedo e brincadeira; jogos e brincadeiras e o desenvolvimento da criança; jogos e brincadeiras na situação escolar; o jogo e a construção do conhecimento na educação pré-escolar; brincar: um direito da infância e uma responsabilidade da escola; a brincadeira de faz-de-conta: lugar de simbolismos, da representação, do imaginário; brinquedo e jogo na intervenção psicopedagógica da criança com necessidades especiais; diversão, ludicidade, tempo, recreação e lazer; os jogos infantis segundo Piaget, Wallon e Bruner.
Bibliografia Básica:
CAMARGO, Ricardo Leite. CARNEIRO, Kleber Teixeira. O jogo e a educação. In: ANGOTTI, Maristela (Org.). Educação Infantil: Para que, para quem e por quê? Campina, SP: Alínea, 2006.
CAMARGO, Luiz Otávio de Lima. Educação para o lazer. São Paulo: Moderna, 1998.
CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida; LUCENA, Regina Ferreira de. Jogos e brincadeiras na educação infantil. Campinas, SP: Papirus, 2004. |