Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 12 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - GM (11.39.01.08)
Código: DAC00095
Nome: METODOLOGIA DO ENSINO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 20 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 80 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( DAC00740 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Objetivo: Compreender os projetos educativos e a educação ambiental, para a formação da prática do educador ambiental. Carga Horária: 80h. Ementa A implantação da Educação Ambiental no Brasil. A Educação Ambiental na escola. A Política Nacional da Educação Ambiental. A importância da Educação Ambiental no ensino formal. Biodiversidade. Homem e natureza. Consumo sustentável. A visão crítica sobre os atuais padrões de consumo. Projetos educativos e educação ambiental. Ecopedagogia. Bibliografia Básica LEFF, Enrique. Aventuras da epistemologia ambiental: articulação das ciências ao diálogo de saberes. Rio de Janeiro: Garamond, 2004. RUSCHEINSKY, Aloísio (org.). Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegra: Artmed, 2002. SATO, M.; CARVALHO, Isabel C. Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegra: Artmed, 2005. Bibliografia Complementar CANDAU,V. (Org.) Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender/Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. As diferentes matrizes da educação ambiental no Brasil. Brasília, 2009. MORIN,E. A cabeça bem feita: Repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. GRÜN, M. Ética e educação ambiental. Campinas, SP: Papirus, 1996. PENTEADO, H. Meio ambiente e formação de professores. São Paulo: Cortez, 1994.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
DAC00740 - TEORIA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DAC00740 ) ) ATIVO 15/07/2019
( ( DAC00740 ) ) INATIVO 24/05/2019 15/07/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 8 Sim
20111 2011.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 8 Não

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