Ementa/Descrição: |
EMENTA
SER SOCIAL, OBJETIVO, MÉTODO E CONCEPÇÕES. ESTADO E HISTORICIDADE. ESTADO, NAÇÃO E REVOLUÇÃO. ESTADO, OBJETIVIDADE CIENTÍFICA E POSITIVISMO. JUSNATURALISMO E DIREITO NATURAL. MATERIALISMO HISTÓRICO, IDEOLOGIA E IDEALISMO. GOVERNO, REGIME E POLÍTICA. SOCIEDADE CIVIL E ESTADO. BUROCRACIA E SERVIDORES. ESTADO E FORÇA. ESTADO E A TEORIA GERAL DO DIREITO. NAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO.
OBJETIVOS EDUCACIONAIS
CONHECER OS SISTEMAS POLITICOS, AS ORGANIZAÇÕES E DOS PROCESSOS POLÍTICOS. CONHECER A ESTRUTURA (E AS MUDANÇAS DE ESTRUTURA) E OS PROCESSOS DE GOVERNO OU QUALQUER SISTEMA EQUIVALENTE DE ORGANIZAÇÃO HUMANA QUE TENTE ASSEGURAR, JUSTIÇA E DIREITOS CIVIS. TER NOÇÕES DA TEORIA E PRÁTICA DA POLITICA E DA ANÁLISE DOS SISTEMAS POLÍTICOS E DO COMPORTAMENTO POLÍTICO. CONHECER AS MAIS DIVERSAS FORMAS DE ESTRUTURAS DOS ESTADOS. ANALISARCOM SENSO CRÍTICO OS SISTEMAS, AS ESTRUTURAS E OS PROCESSOS DE MUDANÇA DE GOVERNO.
JUSTIFICATIVA
A CIÊNCIA É A RESPONSÁVEL PELO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, POLÍTICO, ECONÔMICO E TECNOLÓGICO DE UMA NAÇÃO. SE EM UMA NAÇÃO TUDO ESTIVER VOLTADO PARA SUA EDUCAÇÃO, COM CERTEZA, A CIÊNCIA DESTE PAÍS SERÁ A MELHOR DO MUNDO E, CONSEQUENTEMENTE, ESTE PAÍS SERÁ O MAIS DESENVOLVIDO. COM A CIÊNCIA POLÍTICA NÃO OCORRE DIFERENTE; NA EDUCAÇÃO, ELA EMADURECE O PENSAMENTO SOCIOPOLÍTICO NO CONTEXTO FORMATIVO DO ESTUDANTE, FUNCIONANDO COMO UMA SEMENTE PARA UMA SOCIEDADE MADURA SOCIOPOLITICAMENTE FALANDO.
FRÊQUENCIA MÍNIMA
A FEQUÊNCIA MÍNIMA E DE 75% ( SETENTA E CINCO POR CENTO) DAS AULAS PREVISTAS PARA A DISCIPLINA.
ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
AS AULAS DEVERÃO SER PERMEADAS DE EXEMPLOS DE CASOS REAIS, QUE DEVERÃO SER DEBATIDOS EM SALA DE AULA; SERÃO DIALOGADAS, COM A PARTICIPAÇÃO LIVRE OU PROVOCADA DOS ALUNOS, PROPORCIONANDO QUESTIONAMNETOS, DISCUSSÃO DE TEMAS ESPECÍFICOS E DEBATE SOBRE TEMAS POLEMICOS, PROPICIANDO O CONFRONTO DE OPINIÕES E VISANDO O APROFUNDAMENTO DOS ASPECTOS TEÓRICOS.
O PROFESSOR DEVERÁ ESTIMULAR, CONTINUAMENTE, DEBATES SOBRE OS ASPECTOS PRÁTICOS DA DISCIPLINA, PROCURANDO-SE DESPERTAR NO ALUNO O SENSO CRÍTICO QUANTO AOS ELEMENTOS TEÓRICOS DO DISCURSO DO CORPO DOUTRINÁRIO E DO ASPECTO CONCRETO.
ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
AS AULAS DEVERÃO SER PERMEADAS DE EXEMPLOS DE CASOS REAIS, QUE DEVERÃO SER DEBATIDOS EM SALA DE AULA; SERÃO DIALOGADAS, COM A PARTICIPAÇÃO LIVRE OU PROVOCADA DOS ALUNOS, PROPORCIONANDO QUESTIONAMNETOS, DISCUSSÃO DE TEMAS ESPECÍFICOS E DEBATE SOBRE TEMAS POLEMICOS, PROPICIANDO O CONFRONTO DE OPINIÕES E VISANDO O APROFUNDAMENTO DOS ASPECTOS TEÓRICOS.
O PROFESSOR DEVERÁ ESTIMULAR, CONTINUAMENTE, DEBATES SOBRE OS ASPECTOS PRÁTICOS DA DISCIPLINA, PROCURANDO-SE DESPERTAR NO ALUNO O SENSO CRÍTICO QUANTO AOS ELEMENTOS TEÓRICOS DO DISCURSO DO CORPO DOUTRINÁRIO E DO ASPECTO CONCRETO.
O PROFESSOR DEVERÁ, NO CONTEXTO DO DIÁLOGO, DO DEBATE E DA LIVRE MANIFESTAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, APROVEITAR A EXPERIÊNCIA PESSOAL, CULTURAL E A PERCEPÇÃO QUE O ALUNO TEM DA SOCIEDADE ONDE VIVE.
SERÁ USADO DATA SHOW E TODOS OS RECURSOS TECNOLÓGICOS NECESSÁRIOS PARA A APRESENTAÇÃO DE AULAS E TEMAS ESPECÍFICOS, REALIZAÇÃO DE DEBATES E DE EXERCÍCIOS PRÁTICOS, EM SALA DE AULA, PREFERENCIALMENTE EM GRUPOS.
AS AULAS, ALÉM DOS RECURSO TECNOLÓGICOS, PODERÃO CONSTITUIR DE ANÁLISES DE CASOS COM SEMINÁRIOS TEMÁTICOS, AULAS EXPOSITIVAS COM DATA SHOW, APRESENTAÇÃO DE ASSUNTOS POR ALUNOS, OFICINAS, COMENTÁRIO SEM SALA DE AULA SOBRE FATOS ATUAIS LIGADOS OU NÃO, AO CONTEÚDO ESPECÍFICO DA DISCIPLINA, ESTIMULAR OS ALUNOS A QUESTIONAREM SOBRE OS FATOS EXPOSTOS, ESTUDOS DE CASOS COM DIÁLOGOS ABERTO E LIVRE, ATUALIZAÇÃO CONSTANTE DA BIBLIOGRAFIA, RECOMENDAÇÃO DE SITES E REVISTAS ESPECIALIZADOS, ESTIMULAÇÃO DO DIÁLOGO ABERTO, O DEBATE, A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FÍSICA E VIRTUAL, VALORIZANDO, SEMPRE, A INTERDISCIPLINARIEDADE.
SUSCITAR NO ALUNO O INTERESSE DE LER ARTIGOS JURÍDICOS E DE OUTRAS ÁREAS DO SABER, COMO FORMA DE ATUALIZAÇÃO CONSTANTE DO CONHECIMENTO E DE VIZUALIZAR AS NOVAS TENDÊNCIAS JURÍDICO-DOUTRINÁRIAS, LEGISLATIVAS E CULTURAIS.
BIBLIOGRAFIA
QLBUQUERQUE, J.A. GUILHON. DA CRISE DO GOVERNO À CRISE DO PRESIDENCIALISMO. IN MOISÉS ET ALLI; 1985.
ALTHUSSER, LOUIS. APARELHO IDEOLÓGICOS DE ESTADO. RIO DE JANEIRO: ED. GRAAL, 1983.
BLAY, EVA ALTERMAN. A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA REDEMOCRATIZAÇÃO. IN FLEISCHER: 1988.
BOTTOMORE, T.B. AS ELITES E A SOCIEDADE ( ELITES AND SOCIETY). RIO DE JANEIRO: ED. ZAHAR. 1974.
BRESSER, LUIZ CARLOS . PEREIRA. OS LIMITES DA ABERTURA E A SOCIEDADE CIVIL IN FLEISCHER:1988.
CALDEIRA, TERESA PIRES. ESTADO E PARTIDOS POLÍTICOS NO BRASIL (1930 À 1964). SÃO PAULO: ED. ALFA-ÔMEGA LTADA, 1983.
CAMPELLO DE SOUZA, MARIA DO CARMO. A NOVA REPÚBLICA BRASILEIRA: SOB A ESPADA DE DÂMOCLES. IN STEPAN ET ALLI; 1988
CARDOSO, FERNANDO HENRIQUE. DEPENDÊNCIA E DEMOCRACIA. IN FLEISCHER ET ALLI: 1988.
HOBBES, THOMAS. LEVIATÃ, OU MATÉRIA, FORMA E PODER DE UM ESTADO ECLESIÁSTICO E CIVIL. COL. OS PENSADORES. SÃO PAULO: ED. ABRIL, 1979.
|