Ementa/Descrição: |
EMENTA
CRIMINOLOGIA: OBJETIVO E MÉTODO. CONCEITO. RAMOS DA CRIMINOLOGIA. ETIOLOGIA CRIMINAL. FENOMENOLOGIA CRIMINAL.
OBJETIVOS EDUCACIONAIS
DESENVILVER UMA VISÃO CRÍTICA, CIENTÍFICA E CONTEXTUALIZADA DAS CIÊNCIAS CRIMINAIS. DESENVOLVER UMA VISÃO CRÍTICA, HISTÓRICA E CIENTÍFICA DA CRIMINOLOGIA. COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DA CRIMINOLOGIA EM DIFERENTES CAMPOS DE ATUAÇÃO.
JUSTIFICATIVA
O AVANÇO DAS TEORIAS CRIMINASI COMO DA MAXIMIZAÇÃO PENAL, MESMO DA ABOLIÇÃO PENAL, TOLERÂNCIA ZERO, ENTRE OUTRAS, OBRIGAM A ATUALIZAÇÃO CONSTANTE DOS AVANÇOS PERPETRADOS PELAS CIÊNCIAS CRIMINAIS.
FREQUÊNCIA MÍNIMA
A FREQUÊNCIA MÍNIMA É DE 75% (SETENTA E CINCO POR CENTO) DAS AULAS PREVISTAS PARA A DISCIPLINA.
ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
AS AULAS DEVERÃO SER PERMEADAS DE EXEMPLOS DE CASOS REAIS, QUE DEVERÃO SER DEBATIDOS EM SALA DE AULA; SERÃO DIALOGADAS, COM A PARTICIPAÇÃO LIVRE OU PROVOCADA DOS ALUNOS, PROPORCIONANDO QUESTIONAMENTOS, DISCUSSÃO DE TEMAS ESPECÍFICOS E DEBATES SOBRE TEMAS POLÊMICOS, PROPICIANDO O CONFRONTO DE OPINIÕES E VISANDO O APROFUNDAMENTO DOS ASPECTOS TEÓRICOS.
O PROFESSOR DEVERÁ ESTIMULAR, CONTINUAMENTE, DEBATES SOBRE OS ASPECTOS PRÁTICOS DA DISCIPLINA, PROCURANDO-SE DESPERTA NO ALUNO O SENSO CRÍTICO QUANTO AOS ELEMENTOS TEÓRICOS DO DISCURSO DO CORPO DOUTRINÁRIO E DO ASPECTO CONCRETO.
O PROFESSOR DEVERÁ, NO CONTEXTO DO DIÁLOGO, DO DEBATE E DA LIVRE MANIFESTAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, APROVEITAR A EXPERIÊNCIA PESSOAL, CULTURAL E A PERCEPÇÃO QUE O ALUNO TEM DA SOCIEDADE ONDE VIVE.
SERÁ USADO DATA SHOW E TODOS OS RECURSOS TECNOLÓGICOS NECESSÁRIOS PARA APRESENTAÇÃO DE AULAS E TEMAS ESPECÍFICOS, REALIZAÇÃO DE DEBATES E DE EXERCÍCIOS PRÁTICOS, EM SALA DE AULA, PREFERENCIALMENTE EM GRUPOS.
AS AULAS, ALÉM DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, PODERÃO CONSTITUIR DE ANÁLISE DE CASO COM SEMINÁRIOS TEMÁTICOS, AULAS EXPOSITIVAS COM DATA SHOW, APRESENTAÇÃO DE ASSUNTOS POR ALUNOS, OFICINAS, COMENTÁRIO SEM SALA DE AULA SOBRE FATOS ATUAIS LIGADOS OU NÃO, AO CONTEÚDO ESPECÍFICO DA DISCIPLINA, ESTIMULAR OS ALUNOS A QUESTIONAREM SOBRE OS FATOS EXPOSTOS, ESTUDO DE CASOS COM DIÁLOGO ABERTO E LIVRE, ATUALIZAÇÃO CONSTANTE DA BIBLIOGRAFIA, RECOMENDAÇÃO DE SITES E REVISTAS ESPECIALIZADOS, ESTIMULAÇÃO DO DIÁLOGO ABERTO, O DEBATE, A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FÍSICA E VIRTUAL, VALORIZANDO, SEMPRE,A INTERDISCIPLINARIEDADE.
BIBLIOGRAFIA
ALBERGARIA, JANSON. CRIMINOLOGIA: TEORIA E PRÁTICA. RIO DE JANEIRO: AIDE.
BARATTA, ALESSANDRO. CRIMINOLOGIA CRÍTICA E DIREITO PENAL. TRADUÇÃO JUAREZ CIRINO DOS SANTOS, RIO DE JANEIRO: RENAVAM.
GASSIN, RAYMOND. CRIMINOLOGIE. 4º ED. PARIS. DALLOZ, 1998.
MANHEIN, HERMANN. CRIMINOLOGIA COMPARADA. TRADUTORES J. F. FARIA COSTA E M. COSTA ANDRAD. LISBOA: FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN, 1985, VLS I E II.
MANTOVANI, FERNANDO. II PROBLEMA DELLA CRIMINALITÁ. PADOVA; CEDAM, 1994.
MOLINA, ANTÔNIO GARCIA-PABLOS E GOMES LUIZ FLÁVIO. CRIMINOLOGIA: INTRODUÇÃO E SEUS FUNDAMENTOS TEÓRICOS. SÃO PAULO: REVISTAS DOS TRIBUNAIS.
|