Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 28 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (11.33.01.17)
Curso: MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO/PPGE - PORTO VELHO
Código: MED00011
Nome: EDUCACAO, CULTURA E LINGUAGEM
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Concepções de educação, cultura, linguagem, leitura, escrita e letramento que subjazem ao trabalho docente. O conceito de cultura e de relativismo cultural. Linguagem e cultura e suas interfaces com a educação em diferentes tendências e teorias. Diferenças no código lingüístico, discursos e narrativas: ênfase na região Amazônica.
Referências: ARROYO, Miguel G. Educação e exclusão da cidadania? In: Educação e cidadania. São Paulo, Cortez, 1988. AZEVEDO, Fernando de. A Cultura Brasileira. 6 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; Brasília, Editora da UnB, 1996. (parte III A Transmissão da Cultura) BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo, HUCITEC; Brasília, Editora da UnB, 1999. BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 3 ed. São Paulo:Hucitec, 1986. BARZOTTO, V.H. (org.). Estado de leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras, ALB. 1999. BERMAN, M. Tudo que é sólido desmancha no ar? a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986. BOURDIEU, P. Ce que parler veut dire: L´économir dês échanges linguistiques. Librairie Artéme Favard, 1982. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1989. ONG, WALTER. Oralidade e cultura escrita: a tecnologização da palavra. Papirus, 1998 PAES LOUREIRO, João de Jesus. Cultura Amazônica: Uma poética do imaginário. Belém: Cejup, 1995. VELHO, Gilberto. Individualismo e cultura: Notas para uma antropologia da Sociedade contemporânea. Rio de janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994. VIANA, Fernanda Leopoldina Parente. Da linguagem oral à leitura: construção e validação do teste de identificação de competências lingüísticas. Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

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