Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 28 de Setembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (11.33.01.17)
Curso: MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO/PPGE - PORTO VELHO
Código: MED00017
Nome: TOPICOS ESPECIAIS EM CURRICULOS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Determinação histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo; pós-modernidade, novos paradigmas educacionais e suas implicações para o processo de desenvolvimento curricular; perspectivas teóricas do currículo escolar; o currículo no cotidiano da escola pública; currículo e interdisciplinaridade; diversidade; inclusão e multiculturalismo.
Referências: APPLE, Michael. Ideologia e currículo. São Paulo: Brasiliense, 1979. ________. Conhecimento Oficial: a educação democrática numa era conservadora. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1997. ALBUQUERQUE, J.A. Guilhon. Instituição e poder. Rio: Graal, 1980. COMENIUS, Jan Amos. Didáctica Magna: tratado da arte universal de ensinar tudo a todos. Tradução de Joaquim Ferreira Gomes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1985. KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. Tradução de F.C. Fontanella. Piracicaba: Ed. UNIMEP, 1996. FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996. ________ . Vigiar e punir: o nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1977, Terceira Parte: “Disciplina”. ________ . Microfísica do poder. Rio: Graal, 1996. APPLE, Michael. Educação e Poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. ________ Ideologia e currículo: . 3. ed. Artmed, 2006 BERGER, Pierre & LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes. BOURDIEU, Pierre & PASSERON, J. Claude (1970). A Reprodução: Elementos para uma Teoria do Sistema de Ensino. Rio: Francisco Alves, 1975. BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: DIFEL. CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1990. CANETTI, Elias. Massa e poder. S. Paulo: Cia. das Letras, 1995. CORTELLA, M. Sergio. A escola e o conhecimento. São Paulo: Cortez. COSTA, M.V. (org.) O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 1998. DELORS, Jacques, et al. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo/Brasilia: Cortez/ MEC/UNESCO, 1998. FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio: Paz e Terra. ________. Pedagogia da autonomia. Rio: Paz e Terra, 1997. FREITAG, Bárbara. Escola, Estado, Sociedade. São Paulo: Edart. GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995. MOREIRA, A.F. (org.). Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997. MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo, Cultura e Sociedade. 2. ed. São Paulo:Cortez, 1992. SANTOMÉ, J.T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. SILVA, Tomas Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. SNYDERS, Georges. Escola, Classe e Luta de Classes. Lisboa: Moraes, 1977.

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