Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 12 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - GM (11.39.01.08)
Código: DAC00277
Nome: LIBRAS II
Carga Horária Teórica: 40 h.
Carga Horária Prática: 20 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos: ( ( DAC00367 ) )
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Objetivo: Conhecer a cultura surda e a produção literária envolvendo temas transversais, assim como aprofundar a prática do uso de LIBRAS em situações discursivas mais formais. Carga Horária: 60h Ementa Cultura surda e a produção literária envolvendo temas transversais, considerando também o contexto da História e Educação Indígena e Afro-brasileira. Educação Bilíngue no Brasil. Prática do uso da LIBRAS em situações discursivas mais formais. Aspectos Gramaticais da Língua de sinais e seus níveis linguísticos. Classificadores. Bibliografia básica QUADROS, Ronice Muller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004. SKLIAR, C. A Surdez: um olhar sobre as diferenças. 4 ed. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2010. BRITO, Lucinda Ferreira. Por uma gramática de línguas de sinais. 2 ed. rev. pela nova gramática da língua portuguesa, por Júnia Camarinha. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2010. 273 p. Bibliografia complementar CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte. NOVO DEIT Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trinlíngue da Língua de Sinais Brasileira Baseado em Linguística e Neurociências Cognitivas. 2 volumes. 3 Ed. Revista e Ampliada, São Paulo: USP FELIPE, Tanya; MONTEIRO, Myrna S. LIBRAS em contexto. Curso Básico. MEC/FENEIS: Rio de Janeiro. 2006. www.feneis.org.br/page/libasemcontexto.asp FERNANDES, E. Problemas lingüísticos e cognitivos do surdo. Rio de Janeiro: Agir, 1990. FERREIRA-BRITO, L. Por uma gramática de língua de sinais. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 1995. VERGAMINI, S.A. Mãos fazendo história. Rio de Janeiro: Editora Arara Azul, 2003.
Histórico de Pré-Requisitos
Expressão de Pré-Requisito Status Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DAC00367 ) ) ATIVO 24/05/2016
( ( DAC00367 ) ) INATIVO 24/05/2019 10/01/2020
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 4 Sim
20111 2011.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Não 0 Não

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (69) 2182-2176 | Copyright © 2006-2025 - UNIR - SigBoss1.unir.br.SigBoss1 v4.16.3