Ementa/Descrição: |
Objetivo: Conhecer a cultura surda e a produção literária envolvendo temas transversais, assim como aprofundar a prática do uso de LIBRAS em situações discursivas mais formais.
Carga Horária: 60h
Ementa
Cultura surda e a produção literária envolvendo temas transversais, considerando também o contexto da História e Educação Indígena e Afro-brasileira. Educação Bilíngue no Brasil. Prática do uso da LIBRAS em situações discursivas mais formais. Aspectos Gramaticais da Língua de sinais e seus níveis linguísticos. Classificadores.
Bibliografia básica
QUADROS, Ronice Muller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SKLIAR, C. A Surdez: um olhar sobre as diferenças. 4 ed. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2010.
BRITO, Lucinda Ferreira. Por uma gramática de línguas de sinais. 2 ed. rev.
pela nova gramática da língua portuguesa, por Júnia Camarinha. Rio de Janeiro:
Tempo Brasileiro, 2010. 273 p.
Bibliografia complementar
CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte. NOVO DEIT Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trinlíngue da Língua de Sinais Brasileira Baseado em Linguística e Neurociências Cognitivas. 2 volumes. 3 Ed. Revista e Ampliada, São Paulo: USP
FELIPE, Tanya; MONTEIRO, Myrna S. LIBRAS em contexto. Curso Básico. MEC/FENEIS: Rio de Janeiro. 2006. www.feneis.org.br/page/libasemcontexto.asp
FERNANDES, E. Problemas lingüísticos e cognitivos do surdo. Rio de Janeiro: Agir, 1990.
FERREIRA-BRITO, L. Por uma gramática de língua de sinais. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 1995.
VERGAMINI, S.A. Mãos fazendo história. Rio de Janeiro: Editora Arara Azul, 2003.
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