Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 12 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - GM (11.39.01.08)
Código: DAC00349
Nome: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( DAC00056 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: A constituição histórica da educação na Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea, a partir dos fundamentos sociais, políticos e econômicos. O processo histórico e os fundamentos da educação brasileira nos períodos Colonial, Imperial e Republicano. As relações de gênero, raça, etnia, classe e poder na constituição histórica da educação brasileira. As principais tendências e perspectivas da educação contemporânea no Brasil. Bibliografia básica ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: geral e do Brasil. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2006. ROMANELLI, O. de O. História da Educação no Brasil. 36 ed. Petrópolis, RJ: Vozes 2010. SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C. (org.). História, educação e transformação - tendências e perspectivas para a educação pública no Brasil. São Paulo, SP: Autores Associados, 2011. Bibliografia complementar GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 2010. FRANCISCO FILHO, Geraldo. A educação brasileira no contexto histórico. Campinas, SP: Editora Alínea, 2001. HILDORF, Maria Lucia Spedo. História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2003. LOPES, Eliane Marta Teixeira. Perspectivas históricas da educação. 5 ed. São Paulo: Ática, 2009. ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 1989.
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DAC00056 ) ) ATIVO 24/05/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 1 Sim

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (69) 2182-2176 | Copyright © 2006-2025 - UNIR - SigBoss1.unir.br.SigBoss1 v4.16.3