Ementa/Descrição: |
A constituição histórica da educação na Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea, a partir dos fundamentos sociais, políticos e econômicos. O processo histórico e os fundamentos da educação brasileira nos períodos Colonial, Imperial e Republicano. As relações de gênero, raça, etnia, classe e poder na constituição histórica da educação brasileira. As principais tendências e perspectivas da educação contemporânea no Brasil.
Bibliografia básica
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: geral e
do Brasil. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2006.
ROMANELLI, O. de O. História da Educação no Brasil. 36 ed. Petrópolis, RJ:
Vozes 2010.
SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C. (org.). História, educação e transformação - tendências e perspectivas para a educação pública no Brasil. São Paulo, SP: Autores Associados, 2011.
Bibliografia complementar
GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 2010.
FRANCISCO FILHO, Geraldo. A educação brasileira no contexto histórico. Campinas, SP: Editora Alínea, 2001.
HILDORF, Maria Lucia Spedo. História da educação brasileira: leituras. São
Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2003.
LOPES, Eliane Marta Teixeira. Perspectivas históricas da educação. 5 ed. São Paulo: Ática, 2009.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 1989. |