Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 12 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - GM (11.39.01.08)
Código: DAC00350
Nome: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 20 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 80 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( DAC00065 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Breve histórico da educação infantil no Brasil. Adaptação da criança ao ambiente escolar. Práticas pedagógicas na creche e na pré-escola: o cuidar e o educar. Avaliação do processo educacional: erros e acertos. Atividades lúdicas na escola. Papel da brincadeira no desenvolvimento da criança. Bibliografia básica OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, TizukoMorchida; PINAZZA, Mônica Apezzato. Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre, Artmed, 2007. OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação infantil fundamentos e métodos. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2011. DIAS, Fátima Regina Teixeira de Salles; FARIA, Vitória Libia Barreto de. Currículo na educação infantil. Coleção Percurso. São Paulo: Scipione, 2008. Bibliografia complementar JUNQUEIRA FILHO, Gabriel de Andrade. Linguagens geradoras: seleção e articulação de conteúdos em educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2005. SCHILLER, Pam. Ensinar e aprender brincando: mais de 750 atividades para educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008. OSTETTO, Luciana Esmeralda (org). Educação infantil: saberes e fazeres da formação de professores. - SP: Papirus, 2008. SOARES, Vilmabel. Práticas pedagógicas vivenciais: exercícios para trabalhar: valores, atitudes, afetividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. FREITAS, M.C. de. História Social da Infância no Brasil. 5d. São Paulo: Cortez, 2009.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
DAC00065 - METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DAC00065 ) ) ATIVO 24/05/2011
( ( DAC00065 ) ) INATIVO 24/05/2013 18/01/2021
( ( DAC00065 ) ) INATIVO 24/05/2019 11/03/2020
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 2 Sim

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (69) 2182-2176 | Copyright © 2006-2025 - UNIR - SigBoss2.unir.br.SigBoss2 v4.16.3