Ementa/Descrição: |
Breve histórico da educação infantil no Brasil. Adaptação da criança ao ambiente escolar. Práticas pedagógicas na creche e na pré-escola: o cuidar e o educar. Avaliação do processo educacional: erros e acertos. Atividades lúdicas na escola. Papel da brincadeira no desenvolvimento da criança.
Bibliografia básica
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, TizukoMorchida; PINAZZA, Mônica Apezzato. Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre, Artmed, 2007.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação infantil fundamentos e métodos. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
DIAS, Fátima Regina Teixeira de Salles; FARIA, Vitória Libia Barreto de. Currículo na educação infantil. Coleção Percurso. São Paulo: Scipione, 2008.
Bibliografia complementar
JUNQUEIRA FILHO, Gabriel de Andrade. Linguagens geradoras: seleção e
articulação de conteúdos em educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2005.
SCHILLER, Pam. Ensinar e aprender brincando: mais de 750 atividades para
educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
OSTETTO, Luciana Esmeralda (org). Educação infantil: saberes e fazeres da
formação de professores. - SP: Papirus, 2008.
SOARES, Vilmabel. Práticas pedagógicas vivenciais: exercícios para trabalhar: valores, atitudes, afetividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
FREITAS, M.C. de. História Social da Infância no Brasil. 5d. São Paulo: Cortez, 2009. |