Ementa/Descrição: |
Objetivo: Propiciar ao aluno, a aquisição de conhecimentos específicos que lhe possibilite exercer, com eficiência, as funções da Supervisão Escolar.
Carga Horária: 80h
Ementa
Supervisão de recursos humanos e liderança organizacional. Princípios orientadores ao funcionamento da Supervisão. Pontos de vista normativo e descritivo da supervisão. O ambiente organizacional da supervisão. Construção de um clima para supervisão. Comportamento de liderança e a eficiência em supervisão. Calendário Escolar. Projetos pedagógicos específicos: cultura afro-brasileira e indígena local; princípios de cidadania; uso sustentável do meio ambiente. Preenchimento e Correção de diário de classe.
Bibliografia básica
ALVES, Nilda (coord.). Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. 13 Ed. - São Paulo: Cortez, 2011.
FERREIRA, Naura Syria Carrapeto. Supervisão educacional: uma reflexão crítica. 16 ed. - Petrópolis: Vozes, 2012.
NOGUEIRA, Martha Guanaes. Supervisão escolar: uma reflexão crítica. 3 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005 (Col. Educar, 11)
Bibliografia complementar
LENHARD, Rudolf. Fundamentos da supervisão escolar. São Paulo: Pioneira, 1973.
NERICI, Imideo. Introdução à supervisão escolar. São Paulo: Atlas, 1990.
PRZYBYLSKI, Edy. O supervisor escolar em ação. Porto Alegre: Sagra, 1990.
SERGIOVANNI, Thomas J. Supervisão: perspectivas humanas. - São Paulo: EPU, 1986.
SILVA, Naura Syria F. Corrêa da. Supervisão educacional: uma revisão crítica. Petrópolis: Vozes, 1987. |