Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 12 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - GM (11.39.01.08)
Código: DAC00357
Nome: METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE
Carga Horária Teórica: 40 h.
Carga Horária Prática: 20 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( DAC00076 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Objetivo: Pensar o ensino e a aprendizagem da arte como parte da área do conhecimento que envolve a produção artística em todos os tempos e que pode ser ensinada e aprendida. Carga Horária: 60h Ementa O Significado da Arte em Educação. A História da Arte em Educação. A Criança, a Cotidianidade e as Aulas de Arte. A Expressividade Infantil. Percepção, Imaginação e Fantasia nas Aulas de Arte. O Lúdico nas Aulas de Arte. A Formação Artística e Estética de Crianças na Escola. Encaminhamentos para Organizar a Prática Educativa Escolar em Arte com Crianças. Bibliografia básica FERRAZ, Maria Heloísa C. de Toledo. Metodologia do ensino de Arte. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2000. GONÇALVES, Tatiana Fecchio (Org). Entre linha, formas e cores: arte na escola. Campinas. SP: Papirus, 2010. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte / Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1997. Bibliografia complementar MANGE, MariliDiggs. Arte brasileira para crianças. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002. FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. 7 ed. São Paulo: Contexto, 2010. ROCHA, Virginia M. O. da. Contos com arte em educação e arteterapia. Balneário Camboriú: Avantis Educação Superior, 2013. GONÇALVES, Tatiana Fecchio (Org). Entre linha, formas e cores: arte na escola. Campinas. SP: Papirus, 2010. PROENÇA,G. História da Arte. São Paulo: Àtica, 2000.
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DAC00076 ) ) ATIVO 24/05/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 5 Sim

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (69) 2182-2176 | Copyright © 2006-2025 - UNIR - SigBoss2.unir.br.SigBoss2 v4.16.3