Ementa/Descrição: |
Objetivo: Pensar o ensino e a aprendizagem da arte como parte da área do conhecimento que envolve a produção artística em todos os tempos e que pode ser ensinada e aprendida.
Carga Horária: 60h
Ementa
O Significado da Arte em Educação. A História da Arte em Educação. A Criança, a Cotidianidade e as Aulas de Arte. A Expressividade Infantil. Percepção, Imaginação e Fantasia nas Aulas de Arte. O Lúdico nas Aulas de Arte. A Formação Artística e Estética de Crianças na Escola. Encaminhamentos para Organizar a Prática Educativa Escolar em Arte com Crianças.
Bibliografia básica
FERRAZ, Maria Heloísa C. de Toledo. Metodologia do ensino de Arte. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
GONÇALVES, Tatiana Fecchio (Org). Entre linha, formas e cores: arte na escola. Campinas. SP: Papirus, 2010.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte / Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1997.
Bibliografia complementar
MANGE, MariliDiggs. Arte brasileira para crianças. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. 7 ed. São Paulo: Contexto, 2010.
ROCHA, Virginia M. O. da. Contos com arte em educação e arteterapia. Balneário Camboriú: Avantis Educação Superior, 2013.
GONÇALVES, Tatiana Fecchio (Org). Entre linha, formas e cores: arte na escola. Campinas. SP: Papirus, 2010.
PROENÇA,G. História da Arte. São Paulo: Àtica, 2000. |