Ementa/Descrição: |
Objetivo: Refletir criticamente sobre a educação do portador de necessidades especiais no contexto sociocultural brasileiro visando sua plena cidadania.
Carga Horária: 80h
Ementa
Perspectivas históricas e conceituais da Educação Especial e Inclusiva. Pressupostos sociais, educacionais e políticos. Aspectos legais da Educação Especial e Inclusiva. Inclusiva e mediação pedagógica.
Bibliografia básica
CARVALHO, Rosita Edler. Educação inclusiva: com os pingos nos is. 5. Ed. Porto Alegre: Mediação, 2007.FERNANDES, S. Fundamentos para a educação especial. 2 ed. Curitiba, Ibpex, 2011.
JANNUZZI, Gilberta S. de M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2006.
Bibliografia complementar
CARNEIRO, Moaci Alves. O acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns: possibilidades e limitações. Petrópolis: Vozes, 2007.
FRELLER,C; FERRARI, M.A.L.D.; SEKKEL, M.C. Educação Inclusiva: percursos na
educação infantil. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.
SEE. (Secretaria da Educação Especial) Coleção A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Brasília: MEC, 2010. V. 1-10.
SILVA, Maria Joaquina Nogueira da; SILVA, Maria do Socorro Perpétuo da (Org.). Educação inclusiva. Belém, PA: Editora da UFPA, 2006, vol. 21.
SOARES, Aparecida Leite. Educação do surdo no Brasil. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1999. |