Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 12 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - GM (11.39.01.08)
Código: DAC00360
Nome: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 20 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 80 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( DAC00073 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Objetivo: Refletir criticamente sobre a educação do portador de necessidades especiais no contexto sociocultural brasileiro visando sua plena cidadania. Carga Horária: 80h Ementa Perspectivas históricas e conceituais da Educação Especial e Inclusiva. Pressupostos sociais, educacionais e políticos. Aspectos legais da Educação Especial e Inclusiva. Inclusiva e mediação pedagógica. Bibliografia básica CARVALHO, Rosita Edler. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. 5. Ed. Porto Alegre: Mediação, 2007.FERNANDES, S. Fundamentos para a educação especial. 2 ed. Curitiba, Ibpex, 2011. JANNUZZI, Gilberta S. de M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2006. Bibliografia complementar CARNEIRO, Moaci Alves. O acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns: possibilidades e limitações. Petrópolis: Vozes, 2007. FRELLER,C; FERRARI, M.A.L.D.; SEKKEL, M.C. Educação Inclusiva: percursos na educação infantil. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008. SEE. (Secretaria da Educação Especial) Coleção A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Brasília: MEC, 2010. V. 1-10. SILVA, Maria Joaquina Nogueira da; SILVA, Maria do Socorro Perpétuo da (Org.). Educação inclusiva. Belém, PA: Editora da UFPA, 2006, vol. 21. SOARES, Aparecida Leite. Educação do surdo no Brasil. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DAC00073 ) ) ATIVO 24/05/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 7 Sim

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