Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 12 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - GM (11.39.01.08)
Código: DAC00366
Nome: METODOLOGIA DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Carga Horária Teórica: 40 h.
Carga Horária Prática: 20 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( DAC00087 ) E ( DAC00743 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Objetivo: Promover o desenvolvimento de uma concepção de alfabetização e letramento para jovens e adultos articulada aos momentos históricos e existenciais das experiências vividas, tendo como aporte teórico as relações de poder, a produção e a reprodução social e cultural. Carga Horária: 60h Ementa Histórico da EJA no Brasil; bases epistemológicas das concepções de alfabetização, linguagem e letramento da EJA; bases legais; alfabetização, formação profissional, ética e cidadã da prática docente; alfabetização, letramento e práticas didático-pedagógicas da EJA; organização do trabalho pedagógico da EJA, considerando as práticas multiculturais, étnico-raciais, ecopedagógicas, o ensino, a pesquisa e a aprendizagem da história e da cultura Afro-brasileira e africana e indígena. Bibliografia básica BARCELOS, Valdo. Educação de jovens e adultos: currículo e práticas pedagógicas. Rio de Janeiro: Vozes, 2010. LEITE, Sérgio Antonio da Silva (Org.) Afetividade e letramento na educação de jovens e adultos – EJA. SP: Cortez, 2013. PAIVA, Jane; OLIVEIRA, Inês B. de (Org.). Educação de jovens e adultos. Petrópolis, RJ: DP et alii, 2009. Bibliografia complementar MOLL, Jaqueline (org.). Educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Mediação, 2008. MOURA, Tânia de Melo (Org.). (Org.). A formação de professores para a EJA: dilemas atuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. SCHWARTZ, Suzana. Alfabetização de jovens e adultos: teoria e prática. Rio de Janeiro: Vozes, 2010. EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS (Ensino Fundamental): Proposta curricular - 1º Segmento. 4. ed. Brasília: MEC, 2001. PICONEZ, Stela C. Bertlholdo. Educação de jovens e adultos: pontos e contrapontos. Campinas: Papirus, 2000.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
DAC00087 - METODOLOGIA DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DAC00087 ) E ( DAC00743 ) ) ATIVO 05/01/2010
( ( DAC00087 ) ) INATIVO 05/01/2010 17/06/2020
( ( DAC00087 ) ) INATIVO 05/01/2018 26/11/2019
( ( DAC00087 ) ) INATIVO 24/05/2019 30/10/2019
( ( DAC00087 ) ) INATIVO 24/05/2019 19/08/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 7 Sim

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (69) 2182-2176 | Copyright © 2006-2025 - UNIR - SigBoss2.unir.br.SigBoss2 v4.16.3