Ementa/Descrição: |
Objetivo: Promover o desenvolvimento de uma concepção de alfabetização e letramento para jovens e adultos articulada aos momentos históricos e existenciais das experiências vividas, tendo como aporte teórico as relações de poder, a produção e a reprodução social e cultural.
Carga Horária: 60h
Ementa
Histórico da EJA no Brasil; bases epistemológicas das concepções de alfabetização, linguagem e letramento da EJA; bases legais; alfabetização, formação profissional, ética e cidadã da prática docente; alfabetização, letramento e práticas didático-pedagógicas da EJA; organização do trabalho pedagógico da EJA, considerando as práticas multiculturais, étnico-raciais, ecopedagógicas, o ensino, a pesquisa e a aprendizagem da história e da cultura Afro-brasileira e africana e indígena.
Bibliografia básica
BARCELOS, Valdo. Educação de jovens e adultos: currículo e práticas
pedagógicas. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
LEITE, Sérgio Antonio da Silva (Org.) Afetividade e letramento na educação de jovens e adultos EJA. SP: Cortez, 2013.
PAIVA, Jane; OLIVEIRA, Inês B. de (Org.). Educação de jovens e adultos. Petrópolis, RJ: DP et alii, 2009.
Bibliografia complementar
MOLL, Jaqueline (org.). Educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Mediação, 2008.
MOURA, Tânia de Melo (Org.). (Org.). A formação de professores para a EJA: dilemas atuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SCHWARTZ, Suzana. Alfabetização de jovens e adultos: teoria e prática. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS (Ensino Fundamental): Proposta curricular - 1º Segmento. 4. ed. Brasília: MEC, 2001.
PICONEZ, Stela C. Bertlholdo. Educação de jovens e adultos: pontos e contrapontos. Campinas: Papirus, 2000.
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