Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 12 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - GM (11.39.01.08)
Código: DAC00367
Nome: LIBRAS I
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( DAC00276 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Ementa Noções básicas da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com vista a uma comunicação funcional entre ouvintes e surdos envolvendo a estrutura da língua de sinais e suas especificidades. Fundamentos da educação de surdos. O surdo no espaço escolar. Aplicabilidade da Língua de Sinais referente aos temas transversais, considerando também o contexto da História e Educação Indígena, Afro-brasileira e Meio Ambiente. Bibliografia básica QUADROS, Ronice Muller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileiro estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004. SKLIAR, C. A Surdez: um olhar sobre as diferenças. 4 ed. - Porto Alegre:, Ed. Mediação, 2010. BRITO, Lucinda Ferreira. Por uma gramática de línguas de sinais. 2 ed. rev. pela nova gramática da língua portuguesa, por Júnia Camarinha. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2010. 273 p. Bibliografia complementar CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte. NOVO DEIT Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trinlíngue da Língua de Sinais Brasileira Baseado em Linguística e Neurociências Cognitivas. 2 volumes. 3Edição Revista e Ampliada, São Paulo: USP FELIPE, Tanya; MONTEIRO, Myrna S. LIBRAS em contexto. Curso Básico. MEC/FENEIS: Rio de Janeiro. 2006. www.feneis.org.br/page/libasemcontexto.asp FALCÃO, L.A. Aprendendo Libras e reconhecendo as diferenças: Um olhar reflexivo sobre a inclusão. Recife: Editora do Autor, 2007. FERREIRA-BRITO, L. Integração social e educação de surdos. Rio de Janeiro: Babel, 1993.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
DAC00276 - LIBRAS I
Outros componentes que têm esse componente como pré-requisito
DAC00277 - LIBRAS II
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DAC00276 ) ) ATIVO 24/05/2016
( ( DAC00352 ) ) E ( ( DAC00276 ) ) INATIVO 24/05/2016 10/01/2020
( ( DAC00352 ) ) INATIVO 24/05/2019 10/01/2020
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2017 2017.1 PEDAGOGIA - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA, SUPERVISÃO ESCOLAR, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR - T Sim 3 Sim

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (69) 2182-2176 | Copyright © 2006-2025 - UNIR - SigBoss1.unir.br.SigBoss1 v4.16.3