Ementa/Descrição: |
Ementa
Noções básicas da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com vista a uma comunicação funcional entre ouvintes e surdos envolvendo a estrutura da língua de sinais e suas especificidades. Fundamentos da educação de surdos. O surdo no espaço escolar. Aplicabilidade da Língua de Sinais referente aos temas transversais, considerando também o contexto da História e Educação Indígena, Afro-brasileira e Meio Ambiente.
Bibliografia básica
QUADROS, Ronice Muller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileiro
estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SKLIAR, C. A Surdez: um olhar sobre as diferenças. 4 ed. - Porto Alegre:, Ed. Mediação, 2010.
BRITO, Lucinda Ferreira. Por uma gramática de línguas de sinais. 2 ed. rev. pela nova gramática da língua portuguesa, por Júnia Camarinha. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2010. 273 p.
Bibliografia complementar
CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte. NOVO DEIT Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trinlíngue da Língua de Sinais Brasileira Baseado em Linguística e Neurociências Cognitivas. 2 volumes. 3Edição Revista e Ampliada, São Paulo: USP
FELIPE, Tanya; MONTEIRO, Myrna S. LIBRAS em contexto. Curso Básico. MEC/FENEIS: Rio de Janeiro. 2006. www.feneis.org.br/page/libasemcontexto.asp
FALCÃO, L.A. Aprendendo Libras e reconhecendo as diferenças: Um olhar reflexivo sobre a inclusão. Recife: Editora do Autor, 2007.
FERREIRA-BRITO, L. Integração social e educação de surdos. Rio de Janeiro: Babel, 1993.
|