Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 03 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM - GM (11.39.01.10)
Código: DAC00385
Nome: PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 20 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 80 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( DAC01213 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Revisão gramatical,coesão e coerência textual, produção de resumos, resenhas críticas e textos dissertativos-argumentativos, correspondência oficial:ofício,ata,memorando circular; relatório, requerimento; atos administrativos:resolução, portaria,edital e certidão. Objetivos: Aplicar as normas da Língua Portuguesa e os procedimentos argumentativos na produção de textos dissertativo-argumentativos; bem como proporcionar aos graduandos em Letras o uso da linguagem com eficácia, sabendo assumir a palavra com segurança, além de criar textos - tanto orais e/ou escritos - de maneira adequada às variadas situações do cotidiano no que compete à utilização dos diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade linguística valorizada socialmente, sabendo empregá-los nas variadas situações de comunicação que se apresentem. Referências Bibliográficas Básica: MARTINS, Dileta Silveira & ZILBERKNOP, Lúbia Scliar. Português instrumental: de acordo com as normas da ABNT. São Paulo: Atlas, 2010. MEDEIROS, João Bosco. Português instrumental. 9. ed. São Paulo: Atlas. 2010. ________. Redação científica. São Paulo: Atlas, 2012. Complementar: CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1997. FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 16. ed. São Paulo: Ática, 2003. GRANATIC, Branca. Técnicas básicas de redação. São Paulo: Scipione, 1995. KOCH, Ingedore G. Villaça. Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez, 1987.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
DAC01213 - LINGUA PORTUGUESA I
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DAC01213 ) ) ATIVO 04/01/2008
( ( DAC01213 ) ) INATIVO 04/01/2019 22/07/2020
( ( DAC01213 ) ) INATIVO 19/06/2019 17/10/2019
( ( DAC01213 ) ) INATIVO 24/05/2019 19/06/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2018 2018.1 LETRAS - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - LÍNGUA PORTUGUESA \ LITERATURA - T Sim 1 Sim

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