Ementa/Descrição: |
Noções de história dos povos indígenas brasileiros; diversidade cultural indígena;
cultura material e imaterial indígena: música, dança, artesanato, religião, política, pesca, caça;
relações dos povos indígenas com o meio ambiente e com a produção de alimentos; territórios
indígenas; troncos e famílias indígenas do Brasil; povos indígenas de Rondônia, com ênfase
nas sociedades de Guajará-Mirim e Nova Mamoré; os povos indígenas e a Constituição
Federal de 1988; a educação indígena e a LDB 9394/96; Lei 11.645/08.
Referências Bibliográficas
Básica:
BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF:
Senado, 1988.
ELIADE, Mircea. Mito e Realidade. Trad. Paola Civelli. São Paulo: Perspectiva, 2016.
RODRIGUES, Aryon DallIgna. Línguas Brasileiras: para o conhecimento das
línguas indígenas. São Paulo: Loyola, 1996.
Complementar:
CÂMARA JÚNIOR. J. Mattoso. Introdução às línguas indígenas brasileiras. 3. ed. Rio de
Janeiro: Livro Técnico, 1979.
JECUPÉ, Kaka Werá. A terra dos mil povos: história indígena do Brasil contada por um
índio. São Paulo: Peirópolis, 1998.
RAMIREZ, H. Línguas arawak da Amazônia setentrional. Manaus: Editora da
Universidade do Amazonas. 2001.
RAMOS, Alcida Rita. Sociedades indígenas. 5. ed. Série Princípios. São Paulo: Ática, 1995.
RODRIGUES, Aryon DallIgna. Originalidade das línguas indígenas brasileiras.
Laboratório de Línguas Indígenas, IL. Universidade de Brasília. 8 pp. Linguagem, Cultura e
Transformação, 2001.
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