Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 03 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM - GM (11.39.01.10)
Código: DAC00394
Nome: DO I - ANÁLISE DO DISCURSO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Caracterização do campo da Análise do Discurso: filiação teórica. Caracterização do discurso e sua constituição heterogênea: condições de produção, sujeito, sentido e história, formação discursiva, ideologia/inconsciente. Práticas discursivas. Dispositivo de análise.Referências Bibliográficas Básica: BRANDÃO, Helena Nagamine. Introdução à análise do discurso. Campinas: UNICAMP, 1995. CERVONI, Jena. A enunciação. São Paulo: Ática, 1989. DISCINI, Norma. A comunicação nos textos. São Paulo: Contexto, 2005. Complementar: BAKHTIN, Michael. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1979. FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 1989. MAZIÈRE, Francine. A análise do discurso. São Paulo: Parábola Editorial. 1980. ORLANDI, Eni. A linguagem e seu funcionamento. São Paulo: Pontes, 1996. PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Unicamp, 1997.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2018 2018.1 LETRAS - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - LÍNGUA PORTUGUESA \ LITERATURA - T Não 0 Sim

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (69) 2182-2176 | Copyright © 2006-2025 - UNIR - SigBoss2.unir.br.SigBoss2 v4.16.3