Ementa/Descrição: |
Psicologia Moderna: histórico, objeto de estudo, escolas. Teorias da Personalidade e
do Comportamento. Teorias Psicogenéticas e Educação. Desenvolvimento, Aprendizagem e
Prática Educativa. Comportamento Humano: as emoções e o comportamento, as relações
sociais, diversidade, sustentabilidade e dignidade humana.
Objetivos: Proporcionar a conscientização dos graduandos da importância da psicologia
educacional, como uma psicologia aplicada, que trata do ensino aprendizagem em qualquer
área educacional ou técnica, bem como desde a infância à adolescência, colaborando no
ajustamento do ser humano às atividades que é levado a exercer no ambiente sociocultural.
Referências Bibliográficas
Básica:
BOCK, Ana M. Bahia. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 14 ed. São
Paulo: Saraiva, 2000.
COLL, César, [et al.]. Psicológico da educação. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999.
DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira (Orgs.). Habilidades sociais,
desenvolvimento e aprendizagem: questões conceituais, avaliação e intervenção. 2 ed.
Campinas: Alínea, 2014.
Bibliografia Complementar:
DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda. Psicologia das habilidades sociais: terapia e
educação. 8. ed. São Paulo: Vozes, 2008.
FONTANA, Roseli; CRUZ, Nazaré. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual,
1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São
Paulo: Paz e Terra, 1996.
VYGOTSKY, Liev Semionovich. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas,
2003.
PATTO, Maria Helena Souza. Psicologia e ideologia. São Paulo: T. A. Queiroz, 1984. |