Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 03 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM - GM (11.39.01.10)
Código: DAC00397
Nome: PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 20 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 80 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( DAC00783 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Psicologia Moderna: histórico, objeto de estudo, escolas. Teorias da Personalidade e do Comportamento. Teorias Psicogenéticas e Educação. Desenvolvimento, Aprendizagem e Prática Educativa. Comportamento Humano: as emoções e o comportamento, as relações sociais, diversidade, sustentabilidade e dignidade humana. Objetivos: Proporcionar a conscientização dos graduandos da importância da psicologia educacional, como uma psicologia aplicada, que trata do ensino aprendizagem em qualquer área educacional ou técnica, bem como desde a infância à adolescência, colaborando no ajustamento do ser humano às atividades que é levado a exercer no ambiente sociocultural. Referências Bibliográficas Básica: BOCK, Ana M. Bahia. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 14 ed. São Paulo: Saraiva, 2000. COLL, César, [et al.]. Psicológico da educação. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999. DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira (Orgs.). Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem: questões conceituais, avaliação e intervenção. 2 ed. Campinas: Alínea, 2014. Bibliografia Complementar: DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda. Psicologia das habilidades sociais: terapia e educação. 8. ed. São Paulo: Vozes, 2008. FONTANA, Roseli; CRUZ, Nazaré. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. VYGOTSKY, Liev Semionovich. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003. PATTO, Maria Helena Souza. Psicologia e ideologia. São Paulo: T. A. Queiroz, 1984.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
DAC00783 - PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DAC00783 ) ) ATIVO 24/05/2015
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2018 2018.1 LETRAS - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - LÍNGUA PORTUGUESA \ LITERATURA - T Sim 3 Sim

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (69) 2182-2176 | Copyright © 2006-2025 - UNIR - SigBoss2.unir.br.SigBoss2 v4.16.3