Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 03 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM - GM (11.39.01.10)
Código: DAC00411
Nome: DIDÁTICA I
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 20 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 80 h.
Pré-Requisitos: ( ( DAC00404 ) )
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( DAC00775 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Objeto e métodos. A construção e a sistematização do conhecimento na escola. Tendências pedagógicas na prática escolar. Funções da didática. A didática e a prática educativa. Didática crítica e pesquisa. Planejamento e avaliação da aprendizagem em Língua Portuguesa. Procedimentos didáticos no ensino da Língua Portuguesa: o uso dos recursos didáticos e das TIC, o domínio de classe, a elaboração e a correção de avaliações e exercícios, o manejo de trabalhos de grupo e de atividades dinâmicas. A produção de material didático, o uso do livro escolar (didático) e alternativas didáticas ao uso do livro escolar. PCN de língua portuguesa (ensino fundamental e médio). Referências Bibliográficas Básica: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. CARVALHO, Irene Mello. O processo didático. 6. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas. 1987. Complementar: GANDIN, Danilo. Planejamento: como prática educativa. 9. ed. São Paulo: Loyola, 1983. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1998. NÉRICI, Imídeo Giuséppe. Didática do ensino superior. São Paulo: Ibrasa, 1993. PILETTI, Claudino. Didática geral. 9. ed. São Paulo: Ática. 1988, 258 p. PIMENTA, Selma Garrido. (Org.) Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
DAC00775 - DIDÁTICA
Outros componentes que têm esse componente como pré-requisito
DAC00414 - DIDÁTICA II
Histórico de Pré-Requisitos
Expressão de Pré-Requisito Status Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DAC00404 ) ) ATIVO 02/02/2018
( ( DAC00404 ) ) INATIVO 19/06/2019 26/05/2021
( ( DAC00404 ) ) INATIVO 24/05/2019 19/06/2019
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DAC00775 ) ) ATIVO 02/02/2018
( ( DAC00775 ) ) INATIVO 19/06/2019 26/05/2021
( ( DAC00775 ) ) INATIVO 24/05/2019 19/06/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2018 2018.1 LETRAS - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - LÍNGUA PORTUGUESA \ LITERATURA - T Sim 5 Sim

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (69) 2182-2176 | Copyright © 2006-2025 - UNIR - SigBoss1.unir.br.SigBoss1 v4.16.3