Ementa/Descrição: |
Objeto e métodos. A construção e a sistematização do conhecimento na escola.
Tendências pedagógicas na prática escolar. Funções da didática. A didática e a prática
educativa. Didática crítica e pesquisa. Planejamento e avaliação da aprendizagem em Língua
Portuguesa. Procedimentos didáticos no ensino da Língua Portuguesa: o uso dos recursos
didáticos e das TIC, o domínio de classe, a elaboração e a correção de avaliações e exercícios,
o manejo de trabalhos de grupo e de atividades dinâmicas. A produção de material didático, o
uso do livro escolar (didático) e alternativas didáticas ao uso do livro escolar. PCN de língua
portuguesa (ensino fundamental e médio). Referências Bibliográficas
Básica:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF,
1998.
CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
CARVALHO, Irene Mello. O processo didático. 6. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio
Vargas. 1987.
Complementar:
GANDIN, Danilo. Planejamento: como prática educativa. 9. ed. São Paulo: Loyola, 1983.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1998.
NÉRICI, Imídeo Giuséppe. Didática do ensino superior. São Paulo: Ibrasa, 1993.
PILETTI, Claudino. Didática geral. 9. ed. São Paulo: Ática. 1988, 258 p.
PIMENTA, Selma Garrido. (Org.) Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997. |