Ementa/Descrição: |
1. Contexto histórico do conceito de Desenvolvimento 2. Teorias do desenvolvimento. 2. Desenvolvimentismo no Brasil. 3. A crise dos paradigmas, o Desenvolvimento Sustentável e a interdisciplinaridade. 4. O anti-desenvolvimentismo e o Pós-desenvolvimentismo. 5. Antropologia do desenvolvimento 6. O individualismo e o paradigma da dádiva. 7. Cultura e desenvolvimento. 8. Desenvolvimento: diversidade e disputa.
OBJETIVO DA DISCIPLINA
Tratando-se de mestrado multidisciplinar o curso recorre a dois campos disciplinares da área de Humanas, que, além de solidamente constituídos, são duas ciências que permitem a superação das perspectivas etnocêntricas pelo deslocamento de espaço e de tempo. A Antropologia e a História têm contribuído com suas teorias e seus métodos para diferentes áreas das ciências, beneficiando-se, também, em maior ou menor grau, de todas elas. Tendo os humanos e suas historicidades como sujeitos de suas reflexões, obrigam-se, desde as suas origens, a multidisciplinaridade.
Nesta disciplina são articulados os principais debates que nortearam o percurso e estabelecimento da idéia de desenvolvimento, localizando problemas e respostas teóricas ao mesmo; procedendo através da abordagem das tendências mais significativas. Proporciona o diálogo entre os autores clássicos, que fertilizaram o campo da discussão, com autores contemporâneos. Destacando-se a crise ambiental, o Desenvolvimento como campo de disputas e sua inter-relação com a cultura. |