Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 11 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (11.30.06)
Curso: MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO/PPGA - PORTO VELHO
Código: MAD00041
Nome: Metodologia da Pesquisa em Administração
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Refletir sobre o processo de produção do conhecimento e pesquisa científica: conceitos, definições e enfoques. Reconhecer e compreender os procedimentos de pesquisa mais utilizados em ciências sociais, especialmente em administração: métodos e técnicas de pesquisa, etapas básicas da pesquisa, tipos e desenhos de pesquisa. Projeto de pesquisa.
Referências: Nº Bibliografia Básica - Obrigatória: 01 AFONSO, Michele H. F. Et al. Como construir conhecimento sobre o tema de pesquisa? Aplicação do processo PROKNOW-C na busca de literatura sobre avaliação do desenvolvimento sustentável. Revista de Gestão Social e Ambiental - RGSA, São Paulo, v. 5, n. 2, p.47-62, mai./ago. 2011. 02 AMADO, João da Silva. A técnica de Análise de Conteúdo. Revista Referência e Enfermagem, nº 5, Portugal, novembro 2000. 03 BOTELHO, Louise L. R.; CUNHA, Cristiano C. de A.; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. 04 BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som.: um manual prático. 12 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 05 CRESWELL, J. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Booking:Artimed, 2010. 06 CRESWELL, J. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3 ed. Porto Alegre: Penso, 2014. 07 CRESWELL, J. Pesquisa de métodos mistos. 2.ed. Porto Alegre: Penso, 2013. 08 CUNHA, J. A. C. da; YOKOMIZO, C. A.; BONACIM, C. A. G. Miopias de uma lente de aumento: as limitações da análise de documentos no estudo das organizações. Revista Alcance, Itajaí/SC, v. 20, n. 4, p. 431-446, 2013. Disponível em: <http://www.spell.org.br/documentos/download/31246>. Acesso em: 10 ago. 2014. 09 DENZIN, N.K.; LINCOLN, Y.S. (orgs). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2 ed. Porto alegre: Artimed : Bookman, 2006. 10 DENZIN, N.K.; LINCOLN, Y.S. (orgs). Strategies of Qualitative Inquiry. 3 ed.Thousand Oaks: Sage, 2007. 11 Freitas, Maria E. de. Viva a tese! um guia de sobrevivência. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002. 12 GODOY, A. S. Refletindo sobre critérios de qualidade da pesquisa qualitativa. GESTÃO.Org. 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