Ementa/Descrição: |
Conceitos de Didática e suas implicações; conceitos de educação e suas implicações; princípios de uma condução didática do docente; principais escolas didáticas, seu pensamento e relevância para a educação hodierna; caracterização da metodologia, métodos e técnicas educacionais; planejamento e avaliação Bibliografia:
CANDAU, Vera Maria (Org.). Rumo a uma nova didática. 14 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
__________. A Didática em Questão. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
CARVALHO, Irene Mello. O processo didático. 6 ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas. 1987, 400 p.
FAZENDA, I.C. Didática e interdisciplinaridade. Campinas: São Paulo, Papirus, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. O que é pedagogia. 5 ed. São Paulo: Brasiliense. 1991,79 p.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1998.
MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Didática teórica / didática prática: para além do confronto. São Paulo: Edições Loyola,1993.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
NÉRICI, Imídio Giuseppe. Superação pela educação; o caminho para a solução de dificuldades pessoais e sociais. São Paulo: IBRASA. 1991,146 p.
PILETTI, Claudino. Didática geral. 9 ed. São Paulo: Ática S/A. 1988, 258 p.
PILETTI, Claudino & PILETTI, Nelson. Filosofia e história da educação. 7 ed. São Paulo: Ática S/A. 1988, 264p.
PERRENOUD, P. 10 Novas competências para ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
PIMENTA, S. G. (Org.) Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 6a ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
VEIGA, I. P. (Org.). Lições de Didática. Campinas, SP: Papirus, 2006.
_________. (Org.) Didática: o ensino e suas relações. São Paulo: Papirus, 2000.
_________. A prática pedagógica do professor de didática. São Paulo: Papirus, 1989.
ZABALA, |