Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 03 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM - GM (11.39.01.10)
Código: DAC00775
Nome: DIDÁTICA
Carga Horária Teórica: 100 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 100 h.
Pré-Requisitos: ( ( DAC00783 ) )
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( DAC00411 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Conceitos de Didática e suas implicações; conceitos de educação e suas implicações; princípios de uma condução didática do docente; principais escolas didáticas, seu pensamento e relevância para a educação hodierna; caracterização da metodologia, métodos e técnicas educacionais; planejamento e avaliação Bibliografia: CANDAU, Vera Maria (Org.). Rumo a uma nova didática. 14 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. __________. A Didática em Questão. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 1999. CARVALHO, Irene Mello. O processo didático. 6 ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas. 1987, 400 p. FAZENDA, I.C. Didática e interdisciplinaridade. Campinas: São Paulo, Papirus, 1998. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1998. GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. O que é pedagogia. 5 ed. São Paulo: Brasiliense. 1991,79 p. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1998. MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Didática teórica / didática prática: para além do confronto. São Paulo: Edições Loyola,1993. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2000. NÉRICI, Imídio Giuseppe. Superação pela educação; o caminho para a solução de dificuldades pessoais e sociais. São Paulo: IBRASA. 1991,146 p. PILETTI, Claudino. Didática geral. 9 ed. São Paulo: Ática S/A. 1988, 258 p. PILETTI, Claudino & PILETTI, Nelson. Filosofia e história da educação. 7 ed. São Paulo: Ática S/A. 1988, 264p. PERRENOUD, P. 10 Novas competências para ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 2000. PIMENTA, S. G. (Org.) Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997. TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 6a ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. VEIGA, I. P. (Org.). Lições de Didática. Campinas, SP: Papirus, 2006. _________. (Org.) Didática: o ensino e suas relações. São Paulo: Papirus, 2000. _________. A prática pedagógica do professor de didática. São Paulo: Papirus, 1989. ZABALA,
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
DAC00411 - DIDÁTICA I
Outros componentes que têm esse componente como pré-requisito
DAC00779 - LEGISLAÇÃO DE ENSINO
Histórico de Pré-Requisitos
Expressão de Pré-Requisito Status Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DAC00783 ) ) ATIVO 02/02/2018
( ( DAC00783 ) ) INATIVO 24/05/2019 26/05/2021
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DAC00411 ) ) ATIVO 02/02/2018
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2000 2000.1 LETRAS - GUAJARÁ-MIRIM - LICENCIATURA - Presencial - T Sim 6 Sim

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (69) 2182-2176 | Copyright © 2006-2025 - UNIR - SigBoss2.unir.br.SigBoss2 v4.16.3