Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 16 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (11.30.06)
Curso: MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO/PPGA - PORTO VELHO
Código: MAD00004
Nome: Gestão Estratégica e Competências Organizacionais
Carga Horária Teórica: 40 h.
Carga Horária Prática: 20 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: (1) Arquitetura estratégica nas organizações. (2) Competências essenciais nas organizações: o que é, e o que não é. (3) Sociedade do conhecimento nas organizações. (4) Aprendizagem nas organizações. (5) Gestão do conhecimento e da simetria nas organizações; “Strategic Management and Core Competence”; Seminário Temático.
Referências: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1) KAPLAN, Robert S. & NORTON, David P. The Strategy-Focused Organization: How Balanced Scorecard Companies Thrives in The New Business Environment. Harvard Business School Press, 2000. 2) HAMEL, Gary & PRAHALAD, C. K. Competindo pelo Futuro. Rio de Janeiro: Campus, 1995. 3) C. K. Prahalad, C. K and Gary Hamel. The Core Competence of the Corporation. Harvard Business Review. May—june 1990. 4) Y. Zhang, Y. Shi, P. Zhang. Core Competencies for Commercialising Emerging Technologies. Institute for Manufacturing, Cambridge University. 5) JIANZHONG Hong and PIRJO Ståhle. The coevolution of knowledge and competence management. 6) BAUMGARTEN, Maira; TEIXEIRA, Alex Niche; LIMA, Gilson. Sociedade e Conhecimento: novas tecnologias e desafios para a produção de conhecimento nas Ciências Sociais. Sociedade e Estado, Brasília, v. 22, n. 2, p. 401-433, maio/ago. 2007. 7) SENGE, Peter et al. A Quinta Disciplina – Caderno de Campo: Estratégias e ferramentas para construir Organizações que Aprende. Qualitymark, RJ. 2000. 8) KAPLAN, Roberto S. Mapas Estratégicos: Convertendo Ativos Intangíveis em Resultados Tangíveis. RJ. Campos, 2004. 9) DREJER, Anders. Strategic Management and Core Competencies. Westport, Connectiout. London. Greenwood, 2002. 10) HAX, Arnoldo C. e MAJLUF, Nicolas S. The Etrategy Concept and Process: A Pragmatic Approach. New Jersey, Prentice Hall, Upper Saddle River, 1996. 11) LIEBOWITZ, Jay. Knowledge Management And E-Learning. USA. Taylon & Francis, 2011. 12) STARBUCK, William H. & WHALEN, Peter S. Organizational Learning and Knowledge Management: The International Library of Critical Writings on. Edwald Elgar, 2008. 13) PRUSAK, Laurence & MATSON, Eric. Knowledge Management and Organizational Learning. Oxford Uk Print on, 2006. 14) FIALHO, Francisco Antonio Pereira .et al. Florianópolis / SC. Editora Visual Books, 2006. 15) KING, William R. Knowledge Management and Organizational Learning. Springer Verlag. NY. 2009. 16) SANCHEZ, Ron. Strategic Learning And Knowledge Management. John Wiley Professio, 1997. 17) HAMEL, Gary & PRAHALAD, C. K. Competindo pelo Futuro. Rio de Janeiro: Campus, 1995. 18) KAPLAN, Robert S. & NORTON, David P. Alignment: Using the Balanced Scorecard to Create Corporate. Harvard Business School Press, 2006. 19) 14) PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. PMBOK - Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. Editora: Project Management, 2009. 20) MINTZBERG, Henry. Managing: Desenvolvendo o dia a dia da Gestão. Porto Alegre (RGS). Bookman, 2010. 21) RETOUR, Didier et al. Competências Coletivas no Linear da Estratégia. Porto Alegre (RGS). Bookman, 2011. 22) MARQUARDT, Michael J. O Poder da Aprendizagem pela Ação: Como solucionar problemas e desenvolver líderes em tempo real. Rio de Janeiro: Senac rio, 2005. 23) PAUL A. Soderdahl & DONNA L. Hirsty. The Core Competency Program at the University of Iowa Libraries, 2009. 24) I.P.S. Ahuja. Managing Research and Development for Core Competence Building in an Organization, 2011. 25) CHARLES W. Hill & GARETH R. Jones. Analyzing a Case Study and Writing a Case Study Analysis (Stratégic Management – CASES),2012 26) TUNG CHING LIN. Management Information System: The Strategic Core Competence of e-Business. Traditional Chinese Edition. 2013. 27)JOE TIDD. From Knowledge Management to Strategic Competence : Assessing Technological, Market and Organisational Innovation (Series on Technology Management), 2012. 28) SEEMA SANGHI. The Handbook of Competency Mapping: Understanding, Designing and Implementing Competency Models in Organizations, 2007. 29) Antoniete D. Lucia & Richard Lepsinger. The Art and Science of Competency Models: Pinpointing Critical Success Factors in Organizations, 1999. 30)UNESCO. Sociedade do Conhecimento versus Economia do Conhecimento: Conhecimento, Poder e Política, 2005. 31) HESSEN, JOHANNES. Teoria do Conhecimento (Filosofia). WMF MARTINS FONTES, 2012. 32) ROBERT K. GREENLEAF (Autor: FRICK, DON M.) A Life Of Servant Leadership. ebook 2004. 33) KOUZES, James M. & POSNER, Barry Z. O coração da liderança: Os sete passos para estimular pessoas. São Paulo: Editora Gente, 2011. PROPÓSITO NA DISCIPLINA Compreender epistemologicamente as inserções conjunturais, métricas e comportamentais, bem como, os benefícios e oportunidades que os estudos e pesquisas desenvolvidos sobre os eixos temáticos da disciplina Gestão Estratégica e Competências Organizacionais representam na ampliação e harmonização de conhecimentos, habilidades e valores para as organizações, e obviamente, para as pessoas a elas vinculadas. CONTEÚDO PROGRAMADO I. Arquitetura Estratégica nas Organizações: I.1 Criando organização orientada para a estratégia; I.2 Traduzir a estratégia em termos operacionais; I.3 Alinhar a organização à estratégia; I.4 Transformar a estratégia em tarefa de todos; I.5 Converter a estratégia em processo contínuo; I.6 Mobilizar a mudança por meio da liderança executiva; I.7 A Criação da Arquitetura Estratégica. II. Competências Essenciais nas Organizações: II.1 The Core Competence of the Corporation; II.2 Core Competencies for Commercialising Emerging Technologies; II.3 The coevolution of knowledge and competence management. III. Sociedade do Conhecimento nas Organizações: III.1 Sociedade do conhecimento; III.2 Economia do conhecimento; III.3 Organização do conhecimento; III.4 Trabalhador / empreendedor do conhecimento; III.5 Mudanças no processo de gestão das organizações do conhecimento. IV. Aprendizagem nas Organizações: IV.1 Raciocínio sistêmico; IV.2 Domínio pessoal; IV.3 Modelos mentais; IV.4 (Visão compartilhada; IV.5 Aprendizado em equipe. V. Gestão do Conhecimento e da Simetria nas Organizações: V,1 Gestão das estruturas de conhecimentos humanos; V.2 Gestão das estruturas de conhecimentos em TI; V.3 Gestão das estruturas de conhecimentos organizacionais. VI. “Strategic Management and Core Competencies”: VI.1 The History of Strategic Management; VI.2 The alphabet Soup of Strategic Management; VI.3 What Shaped Competence –Based Strategy; VI.4 Competence-Based Strategy So Far); VI.5 Toward a New Perception of Competencies; VI.6 A Framework For Competence-Based Strategy; VI.7 Identification and Analysis of Competencies; VI.8 Competence Development. VII. Organização e apresentação de um Seminário Temático para público externo. ATIVIDADES a) Docente: Planejar e coordenar o programa da disciplina; promover situações estratégicas e operacionais para os debates; coordenar o processo de cumprimento das metas; avaliar e atribuir conceito sobre o desempenho acadêmico dos discentes; b) Discente: Realizar os estudos, pesquisas e demais atividades programadas com alta “performance”. ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM a) Aulas expositivas; b) Estudos dirigidos e voluntários; c) Pesquisas orientadas e voluntárias; d) Preparação de material de apresentação; e) Checklist / Workshop / Seminários / Debates; f) Presença ativa em todas atividades; g) Organização e apresentação do evento de extensão – Seminário GepOrg.

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