| Referências: |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1) KAPLAN, Robert S. & NORTON, David P. The Strategy-Focused Organization: How
Balanced Scorecard Companies Thrives in The New Business Environment. Harvard
Business School Press, 2000.
2) HAMEL, Gary & PRAHALAD, C. K. Competindo pelo Futuro. Rio de Janeiro: Campus,
1995.
3) C. K. Prahalad, C. K and Gary Hamel. The Core Competence of the Corporation.
Harvard Business Review. Mayjune 1990.
4) Y. Zhang, Y. Shi, P. Zhang. Core Competencies for Commercialising Emerging
Technologies. Institute for Manufacturing, Cambridge University.
5) JIANZHONG Hong and PIRJO Ståhle. The coevolution of knowledge and competence
management.
6) BAUMGARTEN, Maira; TEIXEIRA, Alex Niche; LIMA, Gilson. Sociedade e
Conhecimento: novas tecnologias e desafios para a produção de conhecimento nas
Ciências Sociais. Sociedade e Estado, Brasília, v. 22, n. 2, p. 401-433, maio/ago. 2007.
7) SENGE, Peter et al. A Quinta Disciplina Caderno de Campo: Estratégias e
ferramentas para construir Organizações que Aprende. Qualitymark, RJ. 2000.
8) KAPLAN, Roberto S. Mapas Estratégicos: Convertendo Ativos Intangíveis em
Resultados Tangíveis. RJ. Campos, 2004.
9) DREJER, Anders. Strategic Management and Core Competencies. Westport,
Connectiout. London. Greenwood, 2002.
10) HAX, Arnoldo C. e MAJLUF, Nicolas S. The Etrategy Concept and Process: A Pragmatic
Approach. New Jersey, Prentice Hall, Upper Saddle River, 1996.
11) LIEBOWITZ, Jay. Knowledge Management And E-Learning. USA. Taylon & Francis,
2011.
12) STARBUCK, William H. & WHALEN, Peter S. Organizational Learning and Knowledge
Management: The International Library of Critical Writings on. Edwald Elgar, 2008.
13) PRUSAK, Laurence & MATSON, Eric. Knowledge Management and Organizational
Learning. Oxford Uk Print on, 2006.
14) FIALHO, Francisco Antonio Pereira .et al. Florianópolis / SC. Editora Visual Books,
2006.
15) KING, William R. Knowledge Management and Organizational Learning. Springer
Verlag. NY. 2009.
16) SANCHEZ, Ron. Strategic Learning And Knowledge Management. John Wiley
Professio, 1997.
17) HAMEL, Gary & PRAHALAD, C. K. Competindo pelo Futuro. Rio de Janeiro: Campus,
1995.
18) KAPLAN, Robert S. & NORTON, David P. Alignment: Using the Balanced Scorecard to
Create Corporate. Harvard Business School Press, 2006.
19) 14) PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. PMBOK - Guia do Conjunto de
Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. Editora: Project Management, 2009.
20) MINTZBERG, Henry. Managing: Desenvolvendo o dia a dia da Gestão. Porto Alegre
(RGS). Bookman, 2010.
21) RETOUR, Didier et al. Competências Coletivas no Linear da Estratégia. Porto Alegre
(RGS). Bookman, 2011.
22) MARQUARDT, Michael J. O Poder da Aprendizagem pela Ação: Como solucionar
problemas e desenvolver líderes em tempo real. Rio de Janeiro: Senac rio, 2005.
23) PAUL A. Soderdahl & DONNA L. Hirsty. The Core Competency Program at the
University of Iowa Libraries, 2009.
24) I.P.S. Ahuja. Managing Research and Development for Core Competence Building in
an Organization, 2011.
25) CHARLES W. Hill & GARETH R. Jones. Analyzing a Case Study and Writing a Case Study
Analysis (Stratégic Management CASES),2012
26) TUNG CHING LIN. Management Information System: The Strategic Core Competence
of e-Business. Traditional Chinese Edition. 2013.
27)JOE TIDD. From Knowledge Management to Strategic Competence : Assessing
Technological, Market and Organisational Innovation (Series on Technology
Management), 2012.
28) SEEMA SANGHI. The Handbook of Competency Mapping: Understanding, Designing
and Implementing Competency Models in Organizations, 2007.
29) Antoniete D. Lucia & Richard Lepsinger. The Art and Science of Competency Models:
Pinpointing Critical Success Factors in Organizations, 1999.
30)UNESCO. Sociedade do Conhecimento versus Economia do Conhecimento:
Conhecimento, Poder e Política, 2005.
31) HESSEN, JOHANNES. Teoria do Conhecimento (Filosofia). WMF MARTINS FONTES,
2012.
32) ROBERT K. GREENLEAF (Autor: FRICK, DON M.) A Life Of Servant Leadership. ebook
2004.
33) KOUZES, James M. & POSNER, Barry Z. O coração da liderança: Os sete passos para
estimular pessoas. São Paulo: Editora Gente, 2011.
PROPÓSITO NA DISCIPLINA
Compreender epistemologicamente as inserções conjunturais, métricas e comportamentais,
bem como, os benefícios e oportunidades que os estudos e pesquisas desenvolvidos sobre os
eixos temáticos da disciplina Gestão Estratégica e Competências Organizacionais representam
na ampliação e harmonização de conhecimentos, habilidades e valores para as organizações,
e obviamente, para as pessoas a elas vinculadas.
CONTEÚDO PROGRAMADO
I. Arquitetura Estratégica nas Organizações: I.1 Criando organização orientada para a
estratégia; I.2 Traduzir a estratégia em termos operacionais; I.3 Alinhar a organização à
estratégia; I.4 Transformar a estratégia em tarefa de todos; I.5 Converter a estratégia em
processo contínuo; I.6 Mobilizar a mudança por meio da liderança executiva; I.7 A Criação
da Arquitetura Estratégica.
II. Competências Essenciais nas Organizações: II.1 The Core Competence of the Corporation;
II.2 Core Competencies for Commercialising Emerging Technologies; II.3 The coevolution
of knowledge and competence management.
III. Sociedade do Conhecimento nas Organizações: III.1 Sociedade do conhecimento; III.2
Economia do conhecimento; III.3 Organização do conhecimento; III.4 Trabalhador /
empreendedor do conhecimento; III.5 Mudanças no processo de gestão das organizações
do conhecimento.
IV. Aprendizagem nas Organizações: IV.1 Raciocínio sistêmico; IV.2 Domínio pessoal; IV.3
Modelos mentais; IV.4 (Visão compartilhada; IV.5 Aprendizado em equipe.
V. Gestão do Conhecimento e da Simetria nas Organizações: V,1 Gestão das estruturas de
conhecimentos humanos; V.2 Gestão das estruturas de conhecimentos em TI; V.3 Gestão
das estruturas de conhecimentos organizacionais.
VI. Strategic Management and Core Competencies: VI.1 The History of Strategic
Management; VI.2 The alphabet Soup of Strategic Management; VI.3 What Shaped
Competence Based Strategy; VI.4 Competence-Based Strategy So Far); VI.5 Toward a
New Perception of Competencies; VI.6 A Framework For Competence-Based Strategy;
VI.7 Identification and Analysis of Competencies; VI.8 Competence Development.
VII. Organização e apresentação de um Seminário Temático para público externo.
ATIVIDADES
a) Docente: Planejar e coordenar o programa da disciplina; promover situações estratégicas
e operacionais para os debates; coordenar o processo de cumprimento das metas; avaliar
e atribuir conceito sobre o desempenho acadêmico dos discentes;
b) Discente: Realizar os estudos, pesquisas e demais atividades programadas com alta
performance.
ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
a) Aulas expositivas;
b) Estudos dirigidos e voluntários;
c) Pesquisas orientadas e voluntárias;
d) Preparação de material de apresentação;
e) Checklist / Workshop / Seminários / Debates;
f) Presença ativa em todas atividades;
g) Organização e apresentação do evento de extensão Seminário GepOrg.
|