Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 16 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. CIENC. DA EDUCAÇÃO - VHA (11.38.01.10)
Código: DAE00976
Nome: ANÁLISE LINGUÍSTICA
Carga Horária Teórica: 80 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 80 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Concepção de educação; linguagem, conhecimento e cultura; concepção de linguagem gramática e política: variação lingüística e ensino da língua materna. BIBLIOGRAFIA: BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e Estética. São Paulo, UNESP/Hucitec, 1988 BAKHTINVOLOSHINOV. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo, Hucitec, 1981 BERNARDO, Gustavo. Relação Inquieta. Rio de Janeiro, Globo, 1988 BORBA, Francisco da Silva (Coord.). Dicionário Gramatical de Verbos do Português Contemporâneo do Brasil. São Paulo, Editora da UNESP, 1990 BRITTO, Luiz Percival Leme. A Sombra do Caos: Ensino de Língua x Tradição Gramatical. Campinas, ALB/Mercado de Letras, 1997 CALDAS AULETE. Dicionário Contemporâneo de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Editora Delta, 1985 CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1985 FARACO, C. Alberto. Lingüística Histórica: Uma Introdução ao Estudo da História das Línguas. São Paulo, Ática, 1991 FARACO, C. Alberto e CASTRO, Gilberto. Leitura: Uma Retrospectiva Crítica da Década de 80. Em Revista Letras. Curitiba, Editora UFPR, 1989 FARACO, C. Alberto e MANDRIK, David. Língua Portuguesa: Prática de Redação para Estudantes Universitários. Petrópolis, Vozes, 1987 FARACO, C. Alberto e TEZZA Cristóvão. Oficina de Texto. Curitiba, Livraria do Eleotérico, 2000 FERNANDES, Francisco. Dicionário de Verbos e Regimes. Porto Alegre, Editora Globo, 1960 FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 1ª ed., Rio de Janeiro, Nova Fronteira, s. d. GARCIA, Othon M. Comunicação em Prosa Moderna. Rio de Janeiro, FGV, 1980 GNERRE, Maurizzio. Linguagem, Escrita e Poder. São Paulo, Martins Fontes, 1987 HAUY, Amini B. Da Necessidade de Uma Gramática-Padrão da Língua Portuguesa. São Paulo, Ática, 1987 KOCK, Ingedore G. V. e TRAVAGLIA, Luiz C. Texto e Coerência. São Paulo, Cortez, 1989 PÉCORA, Alcir. Problemas de Redação. São Paulo, Martins Fontes, 1983 POSSENTI, Sírio. Por (Não) Ensinar Gramática na Escola. Campinas, ALB/Mercado Aberto de Letras, 1997 ZILBERMAN, Regina (Org.). Leitura em Crise na Escola: As Alternativas do Professor. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1982
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
DEP00025 - FUND.PRÁT. DO ENS. DE LÍNGUA PORTUGUESA II
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2003 2005.1 PEDAGOGIA - VILHENA - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO ESCOLAR - N Sim 1 Sim
2007 2009.1 PEDAGOGIA - VILHENA - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO ESCOLAR - M Sim 1 Sim

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (69) 2182-2176 | Copyright © 2006-2025 - UNIR - SigBoss2.unir.br.SigBoss2 v4.18.8