Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 12 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. CIENC. DA EDUCAÇÃO - VHA (11.38.01.10)
Código: DAE00983
Nome: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
Carga Horária Teórica: 80 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 80 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Conceitos, teorias e motivação da aprendizagem. Teoria do Condicionamento. Teoria Cognitiva. A relação professor-aluno. Educação Especial. BIBLIOGRAFIA: ALENCAR, Eunice M. S. Soriano (org.) Novas Contribuições da psicologia aos processos de ensino-aprendizagem. São Paulo: Cortez, 1995. CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991. DAVIS, Claudia. Psicologia na educação. São Paulo: Cortez. FALCÃO, Gérson Marinho. Psicologia da aprendizagem. São Paulo: Ática, 1991. FREITAS, Maria Teresa de A. Vygotsky e Bakhtin – Psicologia e educação; um intertexto. São Paulo: Ática. GOOTMAN, John C. de Claire, Inteligência emocional e a arte de educar nossos filhos. Ed. Objetiva, 1995. KIRK, Samuel A. Educação da criança excepcional. São Paulo: Martins Fontes, 1991 LAJONQUIÉRE, Leandro de. De Piaget à Freud: para repensar as aprendizagens. Petrópolis, RJ: Vozes. LOPEZ, Emílio M. Y. Psicologia evolutiva da criança e do adolescente. Rio de Janeiro: TELES, Maria Luíza S. Uma introdução à psicologia da educação. Petrópolis, RJ: Vozes. PATTO, Maria Helena, Introdução à Psicologia Escolar.Ed. T. A.Queiroz, 1993. MACHADO, A. M. Educação especial em debate. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. OLIVEIRA, Lauro de. Piaget para principiantes, São Paulo: Summus, 1980. PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência da criança. São Paulo; Zahar.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
DEP00010 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
DAE01096 - PSICOLOGIA DA EDUCACAO
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DEP00010 ) ) INATIVO 24/05/2019 26/06/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2003 2005.1 PEDAGOGIA - VILHENA - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO ESCOLAR - N Sim 2 Sim
2007 2009.1 PEDAGOGIA - VILHENA - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO ESCOLAR - M Sim 2 Sim

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (69) 2182-2176 | Copyright © 2006-2025 - UNIR - SigBoss1.unir.br.SigBoss1 v4.16.3