Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 12 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. CIENC. DA EDUCAÇÃO - VHA (11.38.01.10)
Código: DAE00987
Nome: FUNDAMENTOS E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL I
Carga Horária Teórica: 80 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 80 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( DEP00011 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: A organização do programa de ensino na primeira infância e principais abordagens na construção e desenvolvimento integral da criança neste período escolar (creche e pré-escola). Atividades da docência na relação ¨cuidar e educar¨. BIBLIOGRAFIA: ALVES, Nilda; VILLARDI, Raquel (Org.). Múltiplas leituras da nova LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Rio de Janeiro: Dunya, 1998. BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988. BRASIL. Congresso Nacional. Lei n° 9.394, de 20/12/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. BRZEZINSKI, Iria (Org.). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998. CANDAU, Vera Maria (Org.). Cultura, linguagem e subjetividade no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. CLÓVIS, Roberto dos Santos. Educação escolar brasileira: estrutura, administração, legislação. 2. ed. São Paulo: Thomson, 2003. DEMO, Pedro. A nova LDB: ranços e avanços. Campinas, SP: Papirus, 1997. GODOTTI, Moacir. Perspectivas atuais em educação. Porto Alegre: Artmed, 2000. ______. Organização do trabalho na escola: alguns pressupostos. 2. ed. São Paulo: Ática, 1994. ______. Escola vivida, escola projetada. Campinas, SP: Papirus, 1992. MENESES, João Gualberto de Carvalho et al. Estrutura e funcionamento da educação básica: leituras. 2. ed. São Paulo: Thomson, 2004. OLIVEIRA, Romualdo Portela de; ADRIÃO, Theresa. Organização do Ensino no Brasil: níveis e modalidades na Constituição Federal e na LDB. São Paulo: Xamã, 2002. PERRENOUD, Philippe. Os ciclos de aprendizagem: um caminho para combater o fracasso escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
DEP00011 - FUNDAMENTOS E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL I
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DEP00011 ) ) ATIVO 24/05/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2003 2005.1 PEDAGOGIA - VILHENA - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO ESCOLAR - N Sim 3 Sim
2007 2009.1 PEDAGOGIA - VILHENA - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO ESCOLAR - M Sim 3 Sim

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