Fundação Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, 12 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: DEP. ACAD. CIENC. DA EDUCAÇÃO - VHA (11.38.01.10)
Código: DAE00990
Nome: FUNDAMENTOS E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL II
Carga Horária Teórica: 80 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 80 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( ( DEP00013 ) )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: A organização do programa de ensino na primeira infância e principais abordagens na construção e desenvolvimento integral da criança neste período escolar (creche e pré-escola). Atividades da docência na relação ¨cuidar e educar¨. BIBLIOGRAFIA: ARAÚJO, Denise Branco. MINEIRO, Célia R. e KOSELY, NancyTrindade. Convivendo com a Pré-Escola: Teoria e Prática da Educação Pré-Escolar. São Paulo, 5ª ed., Ática, 1997 AROEIRA, Maria Luísa, SOARES, Maria Inês B. e MENDES, Rosa Emília A . Didática de Pré-Escola: Brincar e Aprender. São Paulo, FTD, 1996 CRADY, Carmem e KAERCHER, Gládis. Educação Infantil: Pra que te Quero? Porto Alegre, Artmed, 2001 GARCIA, Regina Leite (Org.). Revisitando a Pré-Escola. São Paulo, 4ª ed., Cortez, 2000 GARDNER, Howaed. A Criança Pré-Escolar: Como Pensa e Como a Escola pode Ensiná-la. Porto Alegre, Artmed, 1994 LIMA, Adriana Flávia Santos de Oliveira. Pré-Escola e Alfabetização: Uma Proposta Baeada em Paulo Freire e Jean Piaget. Petrópolis, 9ª ed., Vozes, 1996 KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O Jogo e a Educação Infantil. São Paulo, Pioneira, 1994 VIGOTSKI, Lev, LUIRA, Alexander R. EONTIEV, Alex N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo, Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1998 SPODEK, Bernard, e SARACHO, Olívia N. Ensinado Crianças de Três a Oito Anos. Porto Alegre, Artmed, 1998 UNICEF. Situação da Infância Brasileira 2001: Os Primeiros Seis Anos de Vida. Brasília, Fundação das Nações Unidas da Infância, 2001 VRIES, Rheta de & ZAN, Betty. A Ética na Educação Infantil. Porto Alegre, Artmed, 1998 ZABALZA, Miguel A . Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre, Artmed, 1998 __________________ . Didática da Educação Infantil. Lisboa, Asa, 1998
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
DEP00013 - FUND. E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL II
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( DEP00013 ) ) ATIVO 24/05/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2003 2005.1 PEDAGOGIA - VILHENA - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO ESCOLAR - N Sim 4 Sim
2007 2009.1 PEDAGOGIA - VILHENA - LICENCIATURA - Presencial - DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO ESCOLAR - M Sim 4 Sim

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (69) 2182-2176 | Copyright © 2006-2025 - UNIR - SigBoss2.unir.br.SigBoss2 v4.16.3