Ementa/Descrição: |
A organização do programa de ensino na primeira infância e principais abordagens na construção e desenvolvimento integral da criança neste período escolar (creche e pré-escola). Atividades da docência na relação ¨cuidar e educar¨.
BIBLIOGRAFIA:
ARAÚJO, Denise Branco. MINEIRO, Célia R. e KOSELY, NancyTrindade. Convivendo com a Pré-Escola: Teoria e Prática da Educação Pré-Escolar. São Paulo, 5ª ed., Ática, 1997
AROEIRA, Maria Luísa, SOARES, Maria Inês B. e MENDES, Rosa Emília A . Didática de Pré-Escola: Brincar e Aprender. São Paulo, FTD, 1996
CRADY, Carmem e KAERCHER, Gládis. Educação Infantil: Pra que te Quero? Porto Alegre, Artmed, 2001
GARCIA, Regina Leite (Org.). Revisitando a Pré-Escola. São Paulo, 4ª ed., Cortez, 2000
GARDNER, Howaed. A Criança Pré-Escolar: Como Pensa e Como a Escola pode Ensiná-la. Porto Alegre, Artmed, 1994
LIMA, Adriana Flávia Santos de Oliveira. Pré-Escola e Alfabetização: Uma Proposta Baeada em Paulo Freire e Jean Piaget. Petrópolis, 9ª ed., Vozes, 1996
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O Jogo e a Educação Infantil. São Paulo, Pioneira, 1994
VIGOTSKI, Lev, LUIRA, Alexander R. EONTIEV, Alex N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo, Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1998
SPODEK, Bernard, e SARACHO, Olívia N. Ensinado Crianças de Três a Oito Anos. Porto Alegre, Artmed, 1998
UNICEF. Situação da Infância Brasileira 2001: Os Primeiros Seis Anos de Vida. Brasília, Fundação das Nações Unidas da Infância, 2001
VRIES, Rheta de & ZAN, Betty. A Ética na Educação Infantil. Porto Alegre, Artmed, 1998
ZABALZA, Miguel A . Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre, Artmed, 1998
__________________ . Didática da Educação Infantil. Lisboa, Asa, 1998 |